Bimbo compra Panrico em Portugal e Espanha

Aquisição de 190 milhões de euros terá de ter luz verde dos reguladores da concorrência. De fora fica o negócio de pão de forma.

Foto
Bimbo não vai ficar com negócio do pão de forma da Panrico Nuno Ferreira Santos

A mexicana Bimbo chegou a acordo para a compra da Panrico em Portugal e Espanha. O negócio vale 190 milhões de euros e abrange a aquisição da totalidade do capital das empresas. Fica de fora o negócio de pão de forma da Panrico que, nesta área, compete directamente com a Bimbo.

A Autoridade da Concorrência terá de se pronunciar sobre a operação que inclui marcas como a Donuts ou o Bollycao. De acordo com informação divulgada nesta quinta-feira pela empresa, em 2014 a Panrico teve um volume de vendas de cerca de 280 milhões de euros na categoria de pastelaria. “Com esta transacção, o grupo Bimbo reforça a sua presença em Portugal e Espanha e complementa a sua carteira de produtos e rede de fábricas e distribuição”, justifica.

O grupo Bimbo tem dois mil trabalhadores em Portugal e Espanha e nove fábricas. Já a Panrico emprega o mesmo número de pessoas e tem uma fábrica em Mem Martins, Sintra.

Desde o início do ano, os trabalhadores da Panrico portuguesa já cumpriram cinco dias de greve por conflitos com a administração quanto ao pagamento do trabalho suplementar em dias de feriado. A última paralisação, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos (Sintab), foi feita dia 29 de Junho e teve a adesão de 95% dos funcionários. Na altura, o Sintab adiantou que as linhas de produção não funcionaram devido ao protesto.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários