Esta luva transforma em texto e sons a língua gestual

O texto e o som são transmitidos da luva para o telemóvel da pessoa que não fala língua gestual, que deve ter uma aplicação específica

Foto

Os investigadores do Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México desenvolveram uma luva que transforma em texto e sons a língua gestual, divulgou a instituição. "Esta nova ferramenta [a luva] traduz em texto e voz os códigos de linguagem usados pelos surdos-mudos para que sejam entendidos pelas pessoas que os desconhecem", afirmam num comunicado disponível no site da instituição os responsáveis do projeto Miguel Félix Mata Rivera e Helena Luna García, da Unidade Profissional Interdisciplinar de Engenharia e Tecnologias Avançadas (UPIITA).

O protótipo consiste numa luva que detecta os movimentos feitos pelo utilizador com a mão e os traduz nos 26 caracteres do alfabeto internacional. A aplicação desenvolvida "reproduz o texto em voz através de um sintetizador, permitindo à pessoa que fala com o utilizador da luva escutar o que este lhe quer dizer", salientou Miguel Félix Mata Rivera.

O texto e o som são transmitidos da luva para o telemóvel da pessoa que não fala língua gestual, que deve ter uma aplicação específica.

"O protótipo cinge-se apenas ao alfabeto internacional, mas estamos já a trabalhar nos códigos" de língua espanhola, acrescentou, salientando que o desenvolvimento do projecto, composto por três módulos — sensorial, de processamento e um telemóvel — tem o propósito de criar uma luva que seja económica e acessível. Para detectar se os dedos [da luva] estão abertos ou fechados foi utilizado um material inovador, usado na produção de roupa com componentes eletrónicos, contendo fios condutores à base de aço e que permitem a passagem de 50 miliamperes de corrente.

"Os materiais usados para a construção da luva são de nova geração", assinalou Miguel Félix Mata Rivera, explicando que a base da luva foi cosida à mão com fio de poliéster e nylon, e inclui molas e sensores para lhe darem robustez de maneira a manter a forma da mão. Trata-se de uma aplicação para sistema 'Android' [sistema operacional móvel] e está disponível na Play Store de forma gratuita sob o nome "Guante Traductor".

Sugerir correcção
Comentar