Tens o sapato perfeito na cabeça? Onofre, Vieira e Providência avaliam se tem pernas para andar

O Rotary Shoe Design Award quer premiar quem tem ideias bonitas e inovadoras para um dos sectores portugueses com maior expansão internacional

Fotogaleria
Susana Vera/Reuters
Fotogaleria
Susana Vera/Reuters

Rotary Shoe Design Award é um concurso nacional para gente ousada, dos 18 aos 35 anos, que queira surpreender uma indústria que não pára de inovar. Candidaturas estão abertas até 31 de Julho e há viagens em jogo.

Rotary Shoe Design Award, do Rotary Clube de Santa Maria da Feira, tem os pés bem assentes no chão para premiar quem tem ideias bonitas e inovadoras para um dos sectores portugueses com maior expansão internacional. Os holofotes deste concurso estão focados no calçado de homem e de senhora, linha Primavera/Verão, pensado por neurónios portugueses que não tenham medo de arriscar numa área que não se cansa de mostrar que há sempre margem para surpresas. A avaliação será feita por pesos pesados da arte e os melhores têm de fazer as malas para ir e voltar.

O concurso destina-se a portugueses dos 18 aos 35 anos, profissionais ou não, que queiram mostrar o que lhes anda na cabeça e que gostariam de ver nos pés masculinos ou femininos. Os estilistas Luís Onofre e Miguel Vieira, o designer Francisco Providência, e o fotógrafo de moda Frederico Martins, estão no júri para escolherem as melhores ideias. Todas as propostas têm de ser inéditas e salvaguardarem direitos de autor. As candidaturas têm de ser enviadas até 31 de Julho.

Estimular a criação, reflexão e apresentação de objectos que têm uma forte ligação à cultura portuguesa é um dos objectivos da iniciativa. Filipe Leite de Sousa, do Rotary Clube da Feira, revela que o concurso foi delineado com tempo, maturado antes de ser lançado, de forma a valorizar o que é português e que tem pernas para andar. A ligação do calçado ao design também está muito presente. “O concurso pretende melhorar a qualidade do calçado e promover o que em Portugal se faz bem”, refere.

Apresentar produtos inovadores, e que possam conquistar a sua identidade, é também um dos propósitos da competição que tem na lista de prémios viagens ansiadas por quem quer ver ao vivo e a cores o que de melhor se faz no calçado em todo o mundo. Os vencedores dos sapatos de homem e de senhora ganham viagem e estadia para a maior feira de calçado internacional, a Micam, que acontece em Milão, Itália. Os segundos prémios são estágios em ateliers ou empresas de calçado e os terceiros valem publicidade dos sapatos criados em revistas, entre elas, está a publicação da APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos.

Os concorrentes têm de apresentar propostas de uma linha de calçado de homem e ou de senhora Primavera/Verão. Podem candidatar-se em nome individual ou em grupo, com máximo de três pessoas, e apresentar o mínimo de um até ao máximo de quatro conjuntos – leia-se um projecto para clássico e um casual. O concurso tem duas fases: na primeira são selecionados um máximo de seis concorrentes; na segunda um exemplar de cada proposta escolhida será construído em protótipo pela Academia do Calçado, ou por uma empresa, sob a orientação dos concorrentes.

A primeira reunião do júri está marcada para Setembro, a construção dos protótipos estará fechada até 30 de Outubro, em Novembro serão conhecidos os vencedores e os prémios entregues em Dezembro ou início de 2016. As informações estão disponíveis em Rotary Clube da Feira e as ideias podem seguir via email ou por via postal para o endereço Rotary Clube da Feira, Apartado 117, 4524-909 Santa Maria da Feira.

Sugerir correcção
Comentar