Sindicato vai recorrer da suspensão de subcomissário da PSP de Guimarães

Ministério da Administração Interna anunciou na terça-feira que decidiu suspender por 90 dias o subcomissário Filipe Silva e instaurar-lhe um processo disciplinar

Foto
Jovens detidos deverão ser ouvidos esta quinta-feira por um juiz Miguel Madeira

O Sindicato Nacional dos Oficiais de Polícia (SNOP) vai recorrer da decisão do Ministério da Administração Interna de suspender o subcomissário Filipe Silva, envolvido nos incidentes no final do jogo de futebol Guimarães-Benfica, em Maio.O presidente do SNOP, Henrique Figueiredo, disse esta quarta-feira à Lusa que aquela decisão de suspensão lhe parece "completamente extemporânea".

O Ministério da Administração Interna anunciou na terça-feira que decidiu suspender por 90 dias o subcomissário Filipe Silva e instaurar-lhe um processo disciplinar por infracções como violação dos deveres de correcção, zelo, obediência e aprumo.

Filipe Silva foi filmado, a 17 de Maio, a agredir um adepto de futebol, que estava acompanhado de dois filhos, no exterior do estádio de Guimarães, no dia em que o Benfica se sagrou campeão nacional. Para o presidente do SNOP, a suspensão um mês e meio após os factos "não faz qualquer sentido". "Neste período, o subcomissário continuou ao serviço, como comandante da Esquadra de Investigação Criminal de Guimarães, entretanto até conduziu algumas investigações e muito bem e a recolha de prova até já estará concluída, pelo que, no nosso entender, a suspensão não tem cabimento", acrescentou.

Para Henrique Figueiredo, o único efeito prático da suspensão tem a ver com a remuneração do subcomissário, que passará a receber "praticamente metade" do seu salário normal. A ministra da Administração Interna tinha mandado instaurar um processo de inquérito para apurar os factos praticados pelos elementos da PSP nos incidentes ocorridos junto ao Estádio D. Afonso Henriques. A decisão divulgada na terça-feira vem na sequência do relatório apresentado pela Inspecção-Geral da Administração Interna.

O subcomissário foi filmado a agredir à bastonada um adepto do Benfica que estava acompanhado por dois filhos menores e pelo pai. Na altura o subcomissário justificou a acção por ter sido agredido verbalmente e por o adepto lhe ter cuspido. O homem em causa negou.

Sugerir correcção
Comentar