Torne-se perito

APE anuncia finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela

A deliberação final do júri deverá ocorrer em Julho.

Foto
Lídia Jorge, já distinguida em 2002, é uma das cinco finalistas do Grande Prémio de Romance da APE Enric Vives-Rubio

Os Memoráveis de Lídia Jorge, Cláudio e Constantino de Luísa Costa Gomes, Retrato de Rapaz de Mário Cláudio, Impunidade de H.G. Cancela e No Céu Não Há Limões de Sandro William Junqueira são os cinco finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), anunciou esta terça-feira a direcção da APE.

Os finalistas foram seleccionados de entre os 86 livros publicados em 2014 por um júri constituído pelo poeta José Correia Tavares, Ana Paula Arnaut, professora de Literatura Portuguesa Contemporânea na Universidade de Coimbra, Isabel Cristina Mateus, professora de Estudos Portugueses e Lusófonos na Universidade do Minho, a ensaísta Maria João Cantinho e os escritores Miguel Miranda e Miguel Real.

O prémio tem o valor de 15 mil euros. A deliberação final do júri deverá ocorrer em Julho, segundo o comunicado de imprensa da APE.

Dois dos finalistas, Mário Claúdio e Lídia Jorge, já receberam o Grande Prémio de Romance e Novela em 1984 e 2002, respectivamente. Mário Claúdio foi distinguido por Amadeo e Lídia Jorge por O Vento Assobiando Nas Gruas.

Que Importa a Fúria do Mar, romance de estreia de Ana Margarida Carvalho, foi o vencedor no ano passado. Criado em 1982, nas suas 32 edições o Grande Prémio de Romance e Novela distinguiu autores como José Cardoso Pires, José Saramago, António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís, Mário de Carvalho e Gonçalo M. Tavares, entre muitos outros.

Sugerir correcção