Apple entra na corrida dos serviços de streaming de música

O Apple Music começa a ser comercializado no dia 30 de Junho e será forte concorrente a outros serviços do género.

Foto

Um novo serviço de streaming de música está a rivalizar com o Spotify, Pandora, Google Music, Last FM, Rdio e Deezer. Falamos de Apple Music, uma aposta da marca que pretende convencer o mercado com conteúdos exclusivos e “features”.

O Apple Music foi apresentado por Tim Cook, CEO da Apple, na WWCD (World Wide Developers Conference – a conferência oficial da Apple para investigadores), e será posto no mercado no dia 30 de Junho, após a actualização do iOS 8.4. 

Constituído por um portfólio com cerca de 30 milhões de músicas, o novo produto tem um custo de 9,99 dólares mensais (8,85 euros) ou um valor de US$ 14,99 por mês (13,30 euros) para o pacote familiar (até seis pessoas). Os três primeiros meses são de assinatura grátis.

Uma das novidades do Apple Music consiste na emissão de rádio contínua, 24 horas, sete dias por semana, que será transmitida em directo de três cidades - Los Angeles, Nova Iorque e Londres. A BeatsOne é a principal estação de rádio, comandada pelos DJ’s Zane Lowe, Ebro, Darden e Julie Adenuga.

O serviço Connet e a Siri (integração da Interface Virtual da Apple) prometem igualmente diferenciar este serviço dos restantes do mercado de ventas de músicas digitais. O primeiro permite aos artistas fazerem upload, partilhar e aceder as opiniões dos fãs e, estes últimos poderão, por sua vez, fazer “likes” e partilhar os conteúdos, numa espécie de blogue incorporado. Quanto à Siri, a pesquisa de músicas e artistas espefícicos nunca foi tão simples e rápido. Outras músicas são também sugeridas pelo serviço, com base numa escolha feita pelos utilizadores aquando do primeiro contacto com a ferramenta. 

O Apple Music está disponível, numa primeira fase, para os equipamentos da marca – iPhones, iPads, Apple Watches e Mac -, e com Windows, mas pretende muito em breve abranger o sistema operacional Android. 

Com uma carteira de 800 milhões de clientes, a Apple está disposta a competir com o Spotify, que conta com cerca de 600 milhões de utilizadores, dos quais, 15 milhões são subscritores pagantes. 

Rivalidade ou não, o certo é que acabou de chegar ao mercado mais uma boa escolha de app de música, indicada para os corredores que não dispensam de um bom som para uma maior motivação nos treinos.

 

Clique na imagem para aceder ao vídeo de apresentação do Apple Music.

 

 

Sugerir correcção
Comentar