Joana Vasconcelos expõe novas peças em Londres

Leiloeira londrina Phillips está a financiar a criação de novas obras da artista portuguesas, que irão ser expostas para venda em Julho e Agosto.

A artista plástica Joana Vasconcelos está a criar uma série de novas peças expressamente para uma grande exposição/venda a inaugurar, em Julho, na leiloeira Phillips, em Londres. Matt Carey-Williams, da Phillips, anunciou que a “grande maioria” das obras está a ser produzida pela artista portuguesa propositadamente para esta exposição, que ficará aberta até final de Agosto.

Carey-Williams adiantou ainda que a empresa está a partilhar os custos da exposição com a artista, financiando também a fabricação das peças, algo que se esperaria mais de uma galeria de arte do que de uma leiloeira tradicional como a Phillips, fundada no final do século XVIII.

“A ideia não é convertermo-nos noutra coisa qualquer”, assegura o leiloeiro, é “trabalhar com um artista de um modo que faça sentido e seja financeiramente viável”. E observa que, “os coleccionadores estão cada vez menos interessados em saber se compram num leilão, numa galeria, numa feira ou online”, e estão antes focados em “ter acesso a arte da mais alta qualidade dos artistas que admiram”.

A exposição de Joana Vasconcelos deverá ter mais de 40 peças, que irão ocupar o espaço expositivo de quase 900 metros quadrados de que a Phillips dispõe no rés-do-chão do seu edifício de Berkeley Square.

Uma das obras já confirmadas é uma nova peça da série das Valquírias, inspirada nas figuras femininas da mitologia nórdica que sobrevoavam os campos de batalha para escolher, entre os vikings caídos, aqueles que mereciam entrar no Valhalla, o “salão dos mortos”. Uma outra peça desta mesma série está actualmente exposta no casino MGM, em Macau.

Entre as restantes obras a expor, sabe-se que estarão, entre outras, animais em cerâmica envoltos em crochet e novas peças da série Tetris.

Segundo a leiloeira, os preços das obras deverão ir dos 8 mil aos 650 mil euros.

Sugerir correcção
Comentar