Verão da Universidade de Coimbra com visitas nocturnas, concertos e exposições

Os meses de Verão não são sinónimos de Universidade deserta e edifícios vazios. O Programa de Verão do Turismo da Universidade agora revelado inclui visitas nocturnas, exposições e concertos na Biblioteca Joanina de forma a cativar mais turistas

Foto
DR

O Programa de Verão do Turismo da Universidade, que foi apresentado na reitoria, pretende animar a passagem de turistas por Coimbra e cativar os portugueses e os habitantes da cidade a conhecerem "melhor a universidade e a importância que o espaço tem", disse o vice-reitor Luís Menezes, à margem da conferência de apresentação.

Aliando-se às comemorações da cidade, de 1 até 15 de Julho, a UC vai expor a recém-restaurada escultura da Rainha Santa Isabel na Sala Amarela, que se encontra na Capela Privada dos Reitores, dando a "oportunidade de as pessoas conhecerem" uma figura que foi habitante do outrora Paço Real, frisou.

Entre 11 de Julho e até ao final de Agosto, a universidade promove o UC by Night, um programa de visitas guiadas "intimistas" ao sábado à noite, em que será possível visitar o Paço das Escolas, a torre e outros espaços durante a noite, havendo sempre um "espetáculo surpresa pelo meio, seja fado ou música barroca".

A universidade dinamiza também "Reis no Paço Real", uma atividade dirigida ao público infantojuvenil, às sextas à tarde (a começar a 03 de Julho), em que se vai dar a conhecer as histórias dos reis que passaram pelo Paço Real, hoje designado Paço das Escolas.

Durante Setembro, os visitantes terão a oportunidade de visitar de graça a torre da universidade, podendo ver Coimbra "em 360.º", realçou. A programação de verão vai contar ainda com exposições na Prisão Académica sobre a cidade e sobre a pedra de Ançã (presente na universidade), concertos de piano na Biblioteca Joanina (30 de Junho, 16 de Julho e 10 de Setembro) e um encontro de antigos estudantes entre 3 e 5 de Julho, com debate, visitas guiadas, concerto e jantar.

Também a 3 de Julho decorre o espetáculo de multimédia, luz e animação 2D e 3D "UC 725 ANOS: Uma História de Luz", que vai transformar a fachada da universidade numa "tela" para se contar a história da instituição e a forma como esta se liga com a História de Portugal.

Sugerir correcção
Comentar