Universidade do Porto recebe três milhões de euros para projectos Erasmus

A Universidade do Porto, este ano lectivo, recebeu cerca de 1900 estudantes de Erasmus. É a 24.ª universidade europeia mais procurada pelos estudantes estrangeiros, seguindo-se a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Lisboa.

Foto
A Universidade do Porto é a segunda portuguesa que recebe mais alunos estrangeiros Foto: Fernando Veludo/NFactos

A Universidade do Porto vai ser apoiada pela Comissão Europeia com cerca de três milhões de euros para desenvolver três projectos Erasmus destinados a fomentar a mobilidade entres estudantes de todo o mundo, informou aquela instituição académica. A Universidade do Porto (UP), a segunda maior do país, é, até ao momento, a universidade portuguesa que garantiu mais financiamento com uma verba a rondar os três milhões de euros (2.957.220 euros), seguindo-se a Universidade Nova de Lisboa, que vai receber 1,6 milhões de euros, e a Universidade de Lisboa, com uma verba próxima de 1,4 milhões euros.

"Os três projectos aprovados foram o Erasmus Tradicional, para estudantes da Universidade do Porto conseguirem estudar dentro da Europa, o Mobile+: International Credit Mobility para mobilidade fora da Europa e o Work+, um consórcio para estágios em empresas dentro da Europa", lê-se num comunicado de imprensa emitido esta treça-feira. O último relatório da Comissão Europeia indica que a UP é a 24.ª universidade europeia mais procurada pelos estudantes estrangeiros que participam no programa Erasmus.

No ano lectivo vigente, a UP recebeu cerca de 1900 estudantes de mobilidade que se juntam aos mais de 1600 estudantes e investigadores internacionais que estão já na academia a realizar um curso completo ou a desenvolver a sua actividade científica. A comunidade académica da UP é hoje constituída por 124 nacionalidades, com o Brasil, Espanha e Itália no topo de uma lista, onde também constam nações como a do Bangladesh, Camboja, Irão, Porto Rico ou Senegal.

A UP apresentou, em 2014, um lucro de 5,5 milhões de euros, aumentando o resultado líquido em 37,5% face a 2013, revela o Relatório de Contas daquela instituição. Foi fundada a 22 de Março de 1911 e tem, actualmente, 31.352 alunos e 2390 docentes e investigadores, 678 cursos, 14 faculdades, 14 museus, 16 bibliotecas e uma área de construção de cerca de 500 mil metros quadrados.

 

Sugerir correcção
Comentar