Há desporto para além do futebol

Foto
Medalhas de ouro para o ténis de mesa português Jack Guez/AFP

Plural de “medalha”, substantivo feminino que significa, entre outras coisas, “chapa metálica, gravada e revestida a ouro, prata ou bronze e que é atribuída, respectivamente, ao primeiro, ao segundo ou ao terceiro prémio de uma competição desportiva, de um concurso ou de um outro certame”.

O dicionário dá como exemplo as Olimpíadas (“nos Jogos Olímpicos, todos os atletas aspiram a uma medalha”), mas nós queremos referir-nos à primeira edição dos Jogos Europeus que decorrem em Bacu (Azerbaijão).

Entre seis mil atletas de 50 países, os portugueses conseguiram (até quinta-feira) conquistar seis medalhas: duas de ouro — no taekwondo em -58kg (Rui Bragança) e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo) — e quatro de prata — no triatlo (João Silva), na canoagem em K1 1000 e 5000 (Fernando Pimenta) e no tiro com pistola de ar comprimido a 10 metros (João Costa).

Embora o espaço e tempo mediáticos dedicados ao futebol e até mesmo à cerimónia de apresentação do novo treinador do Benfica tenham sido superiores, os leitores online partilharam e comentaram muito mais as vitórias dos atletas nos Europeus. Talvez estejam cansados de “bola”. Exemplo no site do PÚBLICO no dia 15 de Junho: a notícia “Prata para o canoísta Fernando Pimenta nos Jogos Europeus” foi partilhada por 11.654 leitores, enquanto o texto “Rui Vitória foi apresentado rodeado de troféus mas não quis comprometer-se” obteve apenas 1322 partilhas.

“O reverso da medalha” é uma expressão comum que significa “o lado mau de qualquer coisa”. Do desporto, por exemplo.

Sugerir correcção
Comentar