DR
Foto
DR

Lonely Planet: Peniche nas 10 melhores praias da Europa

Reputado guia de viagens inclui Peniche em número 2 num diversificado top para o Verão, liderado por praia do Montenegro. No top de destinos para visitar já, destacam-se Porto e Açores

"O porto de Peniche e a sua praia homónima são famosos entre os surfistas", começa o texto no site da Lonely Planet (LP) dedicado a Peniche, cujas praias figuram em 2.º lugar no top de praias europeias da editora. A praia dos Supertubos é uma das que merecem destaque imediato no texto desta influente e internacional casa de guias de viagens - que noutra lista entretanto divulgada também destaca Açores e Porto como locais a visitar já.

O resumo da praia e zona de Peniche sublinham ainda a etapa da liga mundial do surf, em Outubro, uma das duas em território europeu. "Mas este recortado promontório", referem, "vale também uma visita mesmo que não se traga uma pracha de surf". Salientando ainda o Baleal (ideal para "principiantes, famílias ou para preguiçar") ou as Berlengas, também se aconselha uma visita pelos monumentos da cidade.

Peniche surge na lista logo após a praia de Jaz, no Montenegro (Budva), que lidera o top. Não é ideal para quem procura a solidão no areal, avisam logo, mas esta bela praia do Adriático pode ser ideal para quem quer um ambiente festivo, até porque inclui um festival de música em Julho. No top 3, está ainda a praia de Rondinara, na Córsega (França), baía de areias brancas e águas translúcidas, embora demasiado cheia de jet-set no Verão. Propostas na Itália, Islândia, Inglaterra, Escócia, Espanha, Grécia e Lituânia completam a lista.

PÚBLICO -
Foto
O surf continua a promover Peniche e arredores em todo o mundo Rui Pedro Soares

Já noutro top 10 dedicado aos melhores locais para "visitar já", a equipa da LP escolheu, entre dez destinos europeus, os Açores, que surgem em 3.º lugar na lista, e o Porto (10.º).