Sweet Bigas: tarte de chocolate e avelãs

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas vai sugerir uma receita aos leitores do P3

Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Trindade-Aeroporto. Entro e sento-me num dos lugares vagos da carruagem do metro. De bloco de notas em riste, vou escrevinhando as compras de supermercado necessárias às próximas receitas.

Duas paragens depois e é inevitável que já não saiba que a adolescente que viaja à minha frente vive uma paixão não correspondida capaz de lhe tirar o sono (como devem ser todos os desgostos amorosos nestas idades) e que o senhor ao seu lado vai hoje para Paris, uma viagem de negócios que não demorará mais de “três ou quatro dias”. Despede-se da filha ao telefone e dá instruções a uma outra pessoa sobre a melhor forma de cuidar da casa e do cão. Lembra-me de mim.

Volto às páginas em branco e aponto a ideia que acabo de ter antes que também ela voe: tarte de chocolate. Quatro ingredientes. Levanto-me e saio – é a minha paragem. Eles seguem a sua vida e eu tento torná-la mais doce. Os desamores curam-se com chocolate e as saudades de casa também.

Do que precisas:

1 base de massa areada (ou quebrada)

1 tablete de chocolate (53% cacau)

1 pacote de natas frescas

1 punhado de miolo de avelã

Vamos a isto:

1. Começa por forrar uma tarteira (fundo amovível) com a massa quebrada. Pressiona o fundo e as laterais e apara o excesso. Pica a massa com um garfo e leva ao forno pré-aquecido a 180º até apresentar um tom dourado.

2. Leva as natas a aquecer num pequeno tacho.

3. Enquanto isso, parte o chocolate em pedaços e reserva-o numa taça (preferencialmente de vidro). Pica as avelãs com uma faca e reserva.

4. Assim que as natas fervilharem, verte-as sobre o chocolate e tapa de imediato com um prato. Aguarda cinco minutos e envolve com a ajuda de uma vara de arames. Adiciona as avelãs e envolve de novo.

5. Verte o preparado de chocolate sobre a massa (que já deverá ter arrefecido) e leva ao frigorífico duas a três horas antes de servir.

Dica: decora com suspiros, morangos ou outros frutos que gostes.

Sugerir correcção
Comentar