Dupla portuguesa chega ao quinto lugar na ginástica acrobática

Dia sem medalhas para Portugal nos Jogos Europeus

Foto
As ginastas da Bielorrússia durante a final de "All-Around", em que conquistaram a medalha de bronze JACK GUEZ/AFP

Portugal conquistou nesta sexta-feira o quinto lugar no concurso completo de ginástica acrobática dos I Jogos Europeus, enquanto nos trampolins sincronizados apurou a dupla feminina para a final de Baku, Azerbaijão

A dupla formada por Inês Germano e João Martins somou 79.330 pontos na final do concurso, um quinto lugar ainda assim bem distante dos 85.160 que deram o bronze a dupla britânica.

A equipa portuguesa participa no domingo na final de equilíbrio de pares mistos, e é primeira reserva para a final do exercício dinâmico, marcada para o mesmo dia.

Em destaque, igualmente as ginastas Beatriz Martins e Ana Rente, que garantiram um lugar na final com a sexta posição entre as 10 duplas.

As portuguesas somaram 38.300 pontos na primeira rotina e 44.700 na segunda, totalizando 83.000, mais 500 pontos do que a Bulgária, que relegaram para primeira suplente. As finais disputam-se no domingo de manhã.

Nos mesmos trampolins sincronizados, um erro de Ricardo Santos na segunda rotina - caiu fora da zona do exercício - acabou com as esperanças da dupla com Diogo Ganchinho em chegar à final de seis.

Numa competição com falhas de várias duplas, esta fez com que os portugueses caíssem para o 11.º e último lugar nas qualificações, depois de 37.600 pontos na primeira rotina, que lhes dava o nono lugar entre 11.

Diogo Ganchinho disputa no domingo a final individual.

As ginastas Jéssica Correia, Joana Patrocínio e Susana Pinto foram sétimas classificadas em 11 equipas na final de "All-Around", concluindo o seu desempenho com 80.330 pontos, em prova que teve a Bélgica com o ouro com 86.480, seguida da Rússia (85.430) e Bielorrússia (84.610).

As ginastas já tinham sido sétimas classificadas nas provas de equilíbrio e dinâmica, sendo as primeiras de reserva para as finais, com uma pontuação que lhes permitiu apurar-se para o Campeonato da Europa.

O trio, ainda júnior, foi chamado à última hora para Baku, depois da lesão de Raquel Martins, que fazia equipa com Beatriz Gueifão e Margarida Fernandes.

Joana Castelão foi 26.ª entre 28 competidoras em tiro de precisão a 25 metros, completando as três séries com 279 tiros certeiros (98, 93 e 88).

Sugerir correcção
Comentar