Eleições legislativas em foco na 39ª Festa do Avante!

A poucas semanas das legislativas, as propostas políticas do PCP vão assumir um papel central no programa do evento.

Foto
O vereador pede ao presidente da câmara esclarecimentos públicos de "toda a documentação que instruiu a fundamentação e decisão, no caso da cedência de recursos materiais e humanos" à Festa do Avante! Daniel Rocha

A 39ª edição da Festa do Avante! foi lançada esta quarta-feira, em conferência de imprensa em Lisboa, e, devido ao facto de se realizar a poucas semanas das eleições legislativas, as propostas e projecto do PCP e CDU assumirão um papel central no plano político no programa do certame.

Para além de algumas novidades, a edição deste ano da festa na Quinta da Atalaia contará com o tradicional comício onde intervirá o secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa e concertos de Xutos e Pontapés, Capicua e Expensive Soul.

Segundo Alexandre Araújo, membro do secretariado do Comité Central do PCP e da direcção da Festa do Avante!, existirá uma exposição denominada “A Força do Povo – Soluções para um Portugal com futuro”, que apresenta como propósito a sintetização das “propostas para uma verdadeira política alternativa, patriótica e de esquerda, capaz de romper com a política de direita”.

Alexandre Araújo afirma que esta “política de direita e de declínio nacional tem responsáveis que não é possível iludir: os governos do PS, CDS e PSD”. Para o dirigente comunista, não é possível esconder a intenção destes partidos em “prosseguir com o mesmo caminho de aumento da exploração e regressão social”.

Ruben de Carvalho, membro do Comité Central do PCP, considera que a Festa do Avante! “mantém características que fazem dela um evento único”, pois apresenta um grande diversidade programática, que se revela também na multiplicidade de público que visita o evento, a nível social e etário. “É perfeitamente possível encontrar todo o tipo de pessoas. Desde o jovem até às pessoas de mais idade. Desde o carrinho de bebé à cadeira de rodas. Desde pessoas mais interessadas nas artes plásticas até à juventude que procura outro tipo de programação”, afirma Ruben de Carvalho, que assume este facto como um reflexo da abertura e visão do partido.

O programa da Festa do Avante! apresenta novidades ao nível nas artes plásticas, onde se destaca a estreia de uma exposição de graffiti e arte urbana com artistas que têm participado em diversos projectos de reabilitação de espaços urbanos e de carácter social. No leque dos artistas já confirmados estão André “Trafic” Silva, David Jae, Gordo Letters, entre outros.

Também nas Artes, e em estreia no certame, destaca-se a realização de um concerto com a orquestra Sinfonietta de Lisboa que tocará bandas sonoras de alguns filmes clássicos do cinema. Esta aposta deve-se ao facto da organização considerar que não é dada a devida importância às sonoridades dos filmes, uma vez que o espectador está mais concentrado na própria imagem e na leitura das legendas.

No plano musical, os Xutos e Pontapés voltam a marcar presença no palco da Quinta da Atalaia, a que se juntam nomes como António Chainho, que será acompanhado em concerto por Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau dos Deolinda e ainda pelo grupo de cantares alentejanos de Serpa. Capicua, Fausto, Expensive Soul, entre outros artistas nacionais e internacionais subirão também ao palco.


Sugerir correcção
Comentar