Penta dos Baby Blacks ou tri da Inglaterra?

Neozelandeses e ingleses dominaram de forma clara as meias-finais do Campeonato do Mundo de sub-20

Pela quarta vez em oito edições, a final do Campeonato do Mundo de sub-20 será um frente a frente entre a Nova Zelândia e a Inglaterra. Na meia-final da competição, neozelandeses e ingleses foram claramente superiores à França e à África do Sul, respectivamente, e no próximo sábado, às 19h30, vão se encontrar na final, que terá lugar em Cremona. No mesmo palco, quatro horas antes, Itália e Samoa decidem quem será despromovido.

O desenrolar da fase de grupos fazia antever umas meias-finais equilibradas, mas nesta segunda-feira, em Itália, não foi isso que aconteceu. Os primeiros a disputar um lugar na partida decisiva foram a Nova Zelândia e a França, e os gauleses, depois de terem impressionado ao baterem a Inglaterra, não tiveram hipóteses contra os Baby Blacks.

Os franceses até foram os primeiros a marcar ensaio, pelo defesa Thomas Ramos, mas liderados por Tevita Li e Akira Ioane, os Baby Blacks ligaram o turbo, ao intervalo já venciam por 31-7 e no final asseguraram um indiscutível triunfo, por 38 pontos de diferença (45-7).

Foto

Na outra meia-final, o resultado de 28-20 não reflecte a tranquilidade com que a Inglaterra bateu a África do Sul. Depois do desaire contra a França, os britânicos mostraram a sua melhor face e a cinco minutos do fim venciam por claros 28-6, de nada valendo aos sul-africanos os dois ensaios nos instantes finais.

Na luta pelo quinto lugar, a Austrália bateu a Escócia (31-21), enquanto o País de Gales derrotou a Irlanda (22-12). Livres da despromoção estão a Argentina, que venceu de forma clara a anfitriã Itália (46-5) e o Japão, que surpreendeu com o triunfo por 29-12, contra o Japão.

Com estes desaires, italianos e samoanos vão decidir no sábado quem é despromovido para ceder o lugar à Geórgia, que conquistou em Lisboa o World Rugby U20 Trophy.

Sugerir correcção
Comentar