Benfica venceu cinco de seis campeonatos e 15 de 21 provas oficiais

A temporada de 2014-15 foi muito positiva para as cores "encarnadas", que somaram conquistas em várias modalidades.

Foto
O Benfica dominou a época desportiva nacional PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

O Benfica exerceu um domínio quase absoluto em 2014-15, juntando o futebol às principais modalidades de pavilhão, ao vencer cinco de seis campeonatos, quatro com "dobradinhas", e 15 das 21 provas oficiais disputadas.

O clube da Luz dominou no futebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol, falhando apenas o pleno por culpa do andebol, que ficou a zero em matéria de troféus, sendo que também reinou em outra modalidade nobre, o atletismo, no corta-mato, em pista coberta e ao ar livre.

Contabilizando apenas o futebol e as cinco modalidades rainhas de pavilhão, só mais quatro clubes venceram troféus: FC Porto e Sporting levaram dois cada e ABC e Valongo arrebataram os restantes dois.

O FC Porto venceu o campeonato e a Supertaça de andebol, o Sporting ganhou a Taça de Portugal de futebol e a Supertaça de futsal, enquanto o ABC arrebatou a Taça de Portugal de andebol e o Valongo a Supertaça de hóquei em patins, na única derrota do Benfica em finais (7-5).

Estes seis triunfos foram, porém, a excepção, numa temporada quase totalmente pintada de "encarnado": a percentagem de provas conquistadas é de 71,4%, que sobe para 83,3% retirando das contas o andebol.

No basquetebol e no voleibol, modalidades nas quais FC Porto e Sporting não competem, o Benfica conseguiu mesmo o pleno, com cinco títulos no basquetebol (campeonato, taça, supertaça, Taça Hugo dos Santos e Troféu António Pratas) e três no voleibol (campeonato, taça e supertaça).

O futsal, finalizado domingo com um triunfo por 3-1 na final com o Sporting, e o hóquei em patins, só com um empate cedido em todo o campeonato, também conseguiram a "dobradinha", enquanto o futebol juntou a sexta Taça da Liga ao campeonato, o 34.º da história dos lisboetas.

Finalizada a época 2014-15, o Benfica é campeão de futsal e hóquei em patins, sucedendo a Sporting e Valongo, respectivamente, bicampeão de futebol, tricampeão de voleibol e tetracampeão de basquetebol.

Em termos internacionais, destaque para a equipa de voleibol, que chegou à final da Taça Challenge, e a de andebol, semi-finalista também da Taça Challenge, enquanto o hóquei em patins ficou-se pelos "quartos" da Liga Europeia, eliminado pelo FC Porto, que cairia nas meias-finais.

No hóquei em patins, evidência ainda para o triunfo do Sporting na Taça CERS e, no andebol, para a presença do ABC na final da Taça Challenge.

No feminino, destaque para o pleno benfiquista no hóquei em patins, que incluiu um inédito título de campeão da Europa, mais campeonato, Taça de Portugal e Supertaça.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários