Portugal está fora da luta pela vitória no Europeu

Tal como tinha acontecido há uma semana em Moscovo, a selecção nacional vai terminar a segunda etapa da prova fora dos quatro primeiros lugares

Foto
AFP

O objectivo de conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos via Circuito Europeu terminou à segunda etapa da competição. Uma semana depois de não conseguir melhor do que o quinto lugar na ronda inaugural, Portugal, na manhã deste domingo, foi claramente batido pela França (40-7) nos quartos-de-final e volta a ficar fora do top-4.

Após um primeiro dia negativo em Lyon, com derrotas contra a Itália e França, a selecção nacional quedou-se pelo oitavo melhor registo entre as 12 selecções em competições e a má prestação ditou que os portugueses tivessem que voltar a estar frente a frente com os gauleses, os melhores no primeiro dia, nos quartos-de-final.

O reencontro com os franceses era uma autêntica final para a selecção nacional, que tinha a oportunidade de colocar a França fora dos quatro primeiros e, dessa forma, relançar a luta pela vitória no Circuito Europeu, que dará o apuramento para os Jogos Olímpicos, mas Portugal nem sequer chegou a incomodar os franceses.

Foto

Se na fase de grupos a formação nacional ainda ofereceu resistência à França, desta vez o jogo foi demasiado simples para a equipa da casa, que ao intervalo já ganhava por 21-0 e, no final do encontro, conseguiu uma vitória fácil, por 40-7 – ensaio português de David Mateus.

Com o afastamento nos quartos-de-final, resta a Portugal lutar agora pelo quinto lugar, com a certeza que o apuramento para os Jogos Olímpicos já não passa pelo Circuito Europeu.

Sugerir correcção
Comentar