Praia da Samouqueira vai estar em obras durante todo o Verão

A praia da Samouqueira, no concelho de Sines, está a ser alvo de obras no âmbito do programa de requalificação lançado pela sociedade Polis Litoral Sudoeste, num valor aproximado de 200 mil euros. As obras decorrerão durante toda a época balnear e têm conclusão prevista para o final do ano.

A intervenção nesta praia da freguesia de Porto Covo, no distrito de Setúbal, decorre desde o final de Maio, com o objectivo de “proteger e valorizar o importante património natural e paisagístico” da zona, disse nesta sexta-feira o presidente da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, André Matoso.

O responsável desta empresa de capitais públicos, que falava aos jornalistas após uma cerimónia para assinalar o início da empreitada, afirmou que houve a preocupação de “preservar”, mas sem impedir o acesso por parte das pessoas e criando condições para que tal continue a ser feito, “mas agora de uma forma mais segura, cómoda e tranquila”.

De acordo com a Polis Litoral Sudoeste, a obra contempla o ordenamento e a reconversão de um caminho, a restrição da circulação automóvel e a criação de 90 lugares de estacionamento, “soluções que permitirão reduzir as ocupações em zonas sensíveis e de risco”.

O acesso à praia será requalificado, com a remodelação das escadas existentes, e será feita uma intervenção na vegetação, com a plantação de espécies autóctones numa área de 950 metros quadrados e a remoção de plantas invasoras, o que irá contribuir para “a preservação e estabilidade da arriba”. O projecto inclui ainda a criação de condições para a posterior instalação de um apoio de praia, cujo licenciamento será da competência da Agência Portuguesa do Ambiente.

Para o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, trata-se de uma perspectiva “interessante”, tendo em conta que a praia da Samouqueira é “uma das mais bonitas da costa alentejana”. A empreitada iniciada neste local estava inserida num projecto, a rondar um milhão de euros, que incluía ainda as praias de Porto Covinho e Grande de Porto Covo, igualmente na freguesia de Porto Covo.

“Por dificuldades de financiamento e de prazos”, apenas foi possível avançar com a intervenção na praia da Samouqueira, indicou André Matoso, motivo pelo qual Nuno Mascarenhas considera que o município foi “prejudicado”, embora “talvez também por culpa própria”. No concelho de Sines estão actualmente a decorrer outros trabalhos, junto a algumas praias, com a colocação de estruturas para prevenir o estacionamento na beira das arribas e evitar a progressão das areias, protegendo os cordões dunares.

Todas estas obras fazem parte do conjunto de intervenções de requalificação e valorização que a Polis Litoral Sudoeste está a desenvolver ao longo dos 150 quilómetros de frente costeira do litoral alentejano e da costa vicentina, que envolve um investimento total de 40,1 milhões de euros. Os trabalhos são financiados por fundos comunitários, do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território e dos municípios. No caso de Odeceixe, no concelho de Aljezeur, a intervenção em curso desde o início do mês tem sido alvo de forte contestação por parte de comerciantes e moradores por se realizar nesta altura do ano.


Sugerir correcção
Comentar