Visitar a Torre dos Clérigos à noite já é possível

Ao fim de 250 anos, a Torre e Igreja dos Clérigos abrirá as suas portas em horário nocturno.

A Torre dos Clérigos é um dos palcos do festival
Foto
A Torre dos Clérigos é um dos palcos do festival ADRIANO MIRANDA

A Irmandade da Torre dos Clérigos anunciou esta quarta-feira que, respondendo "a uma vontade manifestada pelos turistas", vai permitir a realização de visitas nocturnas à Torre e Igreja dos Clérigos, no Porto, a partir de segunda-feira.

A ideia é permitir que grupos de pessoas (mínimo de 25) possam desfrutar da vista da Torre a partir das 19h e até às 23h30, mediante uma marcação prévia, disse à Lusa fonte da Irmandade.

"Ao fim de 250 anos, a Torre e Igreja dos Clérigos abrirá as suas portas em horário nocturno", refere, em comunicado, a Irmandade, acrescentando que os turistas que visitam este edifício classificado como monumento nacional são da opinião de que "o Porto tem poucos locais culturais disponíveis a partir das 18h".

Assim, "a Torre dos Clérigos dará o seu contributo à cidade, continuando a inovar na programação mas também rompendo com os tradicionais horários".

Para breve está também a abertura do novo espaço de exposições dos Clérigos, com a "Colecção dos Cristos".

Este espaço foi criado no âmbito das obras de renovação que foram realizadas no ano passado, durante as quais foi descoberta uma cripta na Igreja com mais 20 sepulturas, que se encontram actualmente a ser investigadas para se tentar descobrir se uma delas pertence ao arquitecto italiano Nicolau Nasoni, criador dos Clérigos.