O Google hoje é verde e vermelho. E tem calçada portuguesa

Motor de busca com símbolo em homenagem ao Dia de Portugal.

Foto
Este é o doodle desta quarta-feira DR

Os utilizadores portugueses do motor de busca Google são nesta quarta-feira brindados com uma imagem (o “doodle” que encabeça a página) dedicada ao dia de Portugal.

Em vez do habitual logótipo da empresa norte-americana, surge um doodle com letras a verde e vermelho. Um dos “o” de Google é ilustrado com calçada portuguesa.

O doodle foi criado pela designer Ana Ramírez, uma mexicana que trabalha na Pixar. "Fui contactada pelo Google há cerca de um mês. A minha grande inspiração para este doodle foi a calçada portuguesa tradicional", explicou ao PÚBLICO por e-mail Ana Ramírez: "O padrão e o design foi mais especificamente inspirado pela Praça do Rossio", acrescentou a designer, dando alguns detalhes sobre o processo de criação.

"Criei a ilustração digitalmente, mas quis manter a sensação artesanal da pedra. Por isso, passei algum tempo a jogar com cores e texturas que dessem às pessoas a sensação de que isto foi feito com carinho e atenção aos pormenores", disse Ana Ramírez, que viveu dois anos na Europa e tem especiais recordações do Porto. "Visitei o Porto por alguns dias e é muito bonito."

Esta não é a primeira vez que o Google homenageia o Dia de Portugal. Já em 2013 tinha acontecido o mesmo, então com um doodle em que se destacava um Galo de Barcelos.



Este é o doodle de 2013

"Os Doodles são versões divertidas, surpreendentes e, por vezes, espontâneas do logótipo da Google criadas para comemorar feriados, aniversários e as vidas de artistas, pioneiros e cientistas famosos", explica a empresa norte-americana no seu site.

A equipa da Google já criou mais de 2000 doodles. O primeiro surgiu em 1998, ainda antes de o motor de busca se ter transformado em sociedade comercial, quando os fundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin, brincaram com o logótipo para a sua participação no festival Burning Man no deserto do Nevada. Dois anos depois, "pediram ao actual webmaster Dennis Hwang, um estagiário na altura, que criasse um doodle para o Dia da Bastilha: "Foi tão bem recebido pelos nossos utilizadores que Dennis foi nomeado o doodler principal da Google e os doodles começaram a aparecer cada vez mais regularmente na página inicial do Google", explica o site do motor de busca.

Notícia actualizada a 12/06: acrescenta declarações da autora da imagem, a mexicana Ana Ramírez
 

 

Sugerir correcção
Comentar