Bardy defronta a surpresa Stade Français na final

Os parisienses alcançaram uma inesperada vitória contra o RC Toulon e vão decidir com o Clermont o título francês

Bordéus foi palco de dois jogos bem diferentes na meia-final do Top 14, com as equipas mais consistentes e que dominaram na mêlée a saírem vitoriosas. Na primeira partida, o Stade Français deixou em choque o RC Toulon e ganhou por 33-16, enquanto o Clermont, com mais dificuldade, afastou o Toulouse (18-14).

Frente ao poderosíssimo tricampeão europeu RC Toulon, o Stade Français surgiu em campo como outsider e sem pressão, mas os primeiros minutos fizeram antever um jogo sem surpresas: logo aos 5’, Drew Mitchell marcou o primeiro ensaio e colocou o RC Toulon a ganhar por 7-0.

No entanto, o Stade Français soube gerir o jogo e colocar a pressão necessária no seu adversário para o controlar. Com uma mêlée destruidora e uma agressividade e determinação nos rucks acima de qualquer outra equipa este ano, o Stade Français acabou por levar de vencida a partida, por 33-16.

Foto

Nos parisienses, acabou por se destacar o capitão de equipa Sergio Parisse. O internacional italiano esteve irrepreensível e foi autor de um passe acrobático genial, permitindo a Raphael Lakafia marcar o primeiro ensaio da equipa, e assim passar a frente do seu adversário.

Na outra meia-final assistiu-se a um jogo mais nivelado, onde as duas formações demoraram a entrar em jogo. Com 9-6 ao intervalo para a equipa de Julien Bardy (foi titular e esteve em campo cerca de uma hora), foi o Toulouse que entrou melhor no segundo tempo e logo ao minuto 45 passou para a frente com um ensaio de Maxime Medard.

A partir dai, voltou-se a assistir a um duelo de chutadores, onde Parra (4 em 4) e Brock James (1 penalidade e 1 drop) conseguiram por a sua equipa na frente, garantindo uma vitória sem grande brilho, mas fundamental, por 18-14. Mesmo com um ensaio marcado, o Toulouse nunca pareceu estar numa posição de realmente afastar o seu adversário da presença na final, devido especialmente à disputa nas mêlées, onde os Jaunards foram irrepreensíveis.

Com estes resultados, na próxima semana o Stade de France, em Saint Dennis, receberá a final do top 14 entre Stade Français e Clermont, um duelo entre equipas com grande controlo nas fases estáticas e especialmente nas mêlées, o que faz antever uma partida muito intensa, onde os organizadores de jogo (Morgan Parra e Julien Dupuis) terão certamente papel decisivo.

Sugerir correcção
Comentar