Memórias de Família

Graças à Diana

A nossa mãe morreu. Os filhos dela somos nós: duas mulheres e dois homens, mães e pais, cada um com dois filhos.

Nós somos a Kristine, eu, o Paulo e a Diana. Os netos são a Karina e o Nicolas, a Sara e a Tristana, o Diogo e a Vera e a Diana e o Pedro. Os bisnetos são a Clara, a Helena e a Anouk, o António, o Vicente e o Lucas.

O meu sobrinho Diogo anunciou lindamente que se tinha casado com a Sofia, por quem se apaixonou mal abriu os olhos. Foi uma novidade romântica e aventureira que trouxe alegria à tristeza.

José António Rebelo Silva, prior da freguesia de Colares desde 2006, ofereceu-nos uma missa que nos comoveu e, espantosamente, consolou. A nossa querida vizinha em Almoçageme (a Dona Amélia — uma pessoa tão boa, feliz, crente e generosa como é a alma que tem) fez questão de lá estar e de nos ajudar.

Sou um judeu chumbado um seguidor de Noé mas comoveu-me e confortou-me a maneira nobre e aberta como José António Rebelo Silva soube acolher a alma tão docemente católica da nossa querida mãe e devolvê-la a Deus.

Ele teve a empatia, a inteligência e a solidariedade de nos juntar a todos, no sofrimento que sentimos e na esperança da reunião eterna. Uniu-nos e uniu-nos a todas as outras almas.

Abençoado seja. Agradeceu a Deus ter dado vida à nossa mãe, sem a qual não estaria ali ninguém. À ausência dela contrapôs a multidão amada das nossas vidas, nascidas dela. E entregou a nossa mãe a Diana a Deus. Para sempre. Até logo.

  • José António Rebelo Silva, prior da freguesia de Colares desde 2006, ofereceu-nos uma missa que nos comoveu e, espantosamente, consolou.

  • Os dias contigo são os bocadinhos de manhã, tarde e noite que são avaramente permitidos aos mais felizes.

  • O que contam os descendentes de quem viveu a guerra de forma anónima? Cem anos depois do início da I Guerra Mundial, já sem a geração do trauma, a memória reconstrói-se e tenta-se a biografia portuguesa do conflito europeu.Durante três dias, os testemunhos chegaram ao Parlamento na iniciativa Os Dias da Memória.

  • Ao contrário da generalidade dos militares portugueses evocados nestas páginas, o contra-almirante Jaime Daniel Leotte do Rego (1867-1923) não precisa de ser resgatado do esquecimento

  • Joaquim de Araújo foi uma testemunha privilegiada de alguns dos mais duros combates da guerra em Moçambique

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.