Mondim de Basto com centro e trilhos de BTT para promover turismo de natureza

Um centro de apoio para todos os praticantes de ciclismo será inaugurado este sábado em Mondim de Basto.

Foto
A francesa Julie Bresset, na prova de BTT Foto: Leon Neal/AFP

A Câmara de Mondim de Basto inaugura este sábado o Centro BTT e 150 km de trilhos, uma actividade que quer potenciar à boleia da “mítica Senhora da Graça”, que anualmente acolhe a Volta a Portugal em Bicicleta.

O Centro de BTT, instalado na antiga casa florestal de Sobreira, fica localizado no início da subida do Monte da Senhora da Graça ou Monte Farinha, onde termina uma das mais emblemáticas etapas da Volta a Portugal.

“Trata-se de um investimento importante na área do desporto de natureza, que a autarquia assume como factor estratégico de desenvolvimento turístico do concelho”, afirmou esta sexta-feira à agência Lusa o presidente do município, Humberto Cerqueira.

O edifício principal da casa florestal foi reabilitado e transformado numa casa-abrigo, com alojamento para praticantes de desportos que ganham dimensão no concelho, como o ciclismo e também o parapente, a canoagem e as caminhadas.

No edifício anexo desta casa florestal foi instalado o Centro BTT, onde os praticantes encontram um centro logístico, uma oficina e até equipamento de lavagem das bicicletas. Humberto Cerqueira salientou que “este centro está associado a uma rede de trilhos onde os ciclistas podem escolher e desenvolver a sua actividade”.

À disposição dos praticantes estão cerca de 150 km de trilhos marcados e referenciados geograficamente, que vão atravessar Mondim de Basto. No sábado, é assinado o contrato para mais três anos, desde 2015 a 2017, de permanência da Volta a Portugal e Bicicleta neste município, num investimento de 150 mil euros.

“A imagem e a projecção que o concelho tem no dia da Volta acabam por ter um retorno durante todo o ano”, destacou o autarca. Durante o ano “são muitos os que procuram Mondim de Basto” devido ao ciclismo.

Na cerimónia vão marcar presença Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, e Joaquim Gomes, director da Volta a Portugal.

Sugerir correcção
Comentar