Penafiel inaugura banco de jardim que carregará telemóveis através de energia solar

Foto
Um telemóvel Reuters

O Dia Mundial do Ambiente vai ser assinalado, em Penafiel, com a inauguração de um banco de jardim preparado para carregar telemóveis, alimentado a energia solar, que a autarquia diz ser inovador em Portugal.

Antonino Sousa, presidente da Câmara de Penafiel, avançou à Lusa que a peça de mobiliário urbano, com capacidade para oito a nove pessoas, situada no Parque das Lages, também está preparada para iluminar, à noite, a área circundante.

O efeito luminoso será obtido através de lâmpadas de tecnologia "led" alimentadas por energia solar acumulada ao longo do dia.

Segundo o autarca, o banco é auto-sustentável sob ponto de vista energético graças aos painéis fotovoltaicos que servem de cobertura e, simultaneamente, abrigo do sol.

Os utilizadores podem recorrer, gratuitamente, às tomadas de corrente eléctrica para carregarem telemóveis, tablets e computadores, entre outros dispositivos electrónicos.

O equipamento, assinalou o presidente, foi projectado para que os munícipes possam desfrutar dos espaços públicos, sem terem de abdicar da ligação às novas tecnologias e redes de informação.

"A utilização do banco de jardim, com o conceito inovador da produção de energia no próprio local, apresenta-se como uma ideia útil, moderna e inovadora, que permite abrir novos horizontes na reestruturação dos espaços públicos modernos", acentuou.

Antonino Sousa recordou, por outro lado, que a peça de mobiliário encontra-se numa zona de lazer próxima de duas grandes escolas da cidade, o que proporcionará aos mais jovens a utilização das novas tecnologias, ao mesmo tempo que usufruem dos equipamentos de lazer ao ar livre.

Numa fase posterior, a peça de mobiliário urbano poderá ser enriquecida com a possibilidade de funcionar como ponto gratuito de difusão de sinal de Internet para as áreas mais próximas.

O equipamento foi desenvolvido por uma empresa de Penafiel especializada em energias renováveis, em parceria com o Município.

Também houve, por outro lado, segundo o autarca, a preocupação de a peça incorporar "design", com recurso à forma de coração inspirada no logotipo "Sentir Penafiel".

O autarca admitiu à Lusa que outras zonas da cidade ou do concelho poderão, no futuro, receber equipamentos similares e que o conceito deverá ser replicado por outras câmaras municipais.

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários