Número de praias com qualidade "ouro" desce pela primeira vez este ano

Classificação da associação ambientalista Quercus abrange 314 zonas balneares em 2015, contra em 2014.

Há menos 41 praias com qualidade “ouro” em Portugal este ano. O número de zonas balneares assim classificadas sofre a primeira queda, desde que este galardão foi instituído em 2003 pela associação ambientalista Quercus.

Para ser “ouro”, uma praia tem de ter qualidade “excelente” da água nas quatro últimas épocas balneares e todas as análises do último ano devem passar nos critérios mais apertados da directiva europeia sobre as águas balneares. A Quercus privilegia somente a qualidade da água, diferentemente da bandeira azul, que tem cerca de três dezenas de critérios para a sua atribuição.

No ano passado, houve 355 praias com qualidade ouro. Destas, 62 falharam os critérios da Quercus este ano e ficam de fora. Em compensação, 21 que não estavam na lista do ano passado agora figuram no rol de 2015.

O saldo – 314 praias – é duplamente negativo. Não só o número de praias ouro é menor, como a proporção em relação ao total de zonas balneares também caiu. No ano passado, o Governo classificara 544 praias como zonas balneares – ou seja, com um nível de utilização que as sujeita a vigilância e outras regras. Este ano, são 569. Ou seja, há menos praias com qualidade ouro entre um número maior de zonas balneares.

“Não estávamos à espera deste comportamento, é a primeira vez que temos um decréscimo do número de zonas balneares classificadas com qualidade de ouro de um ano para o outro”, afirma Francisco Ferreira, da Quercus, citado pela agência Lusa. “Não é fácil descobrir as causas”, acrescentou.

Das 314 praias classificadas como ouro este ano, 283 são costeiras, 26 são interiores e cinco são de transição. O concelho com mais praias de ouro é Albufeira (21), seguido de Vila Nova de Gaia (18), Vila do Bispo (12), Torres Vedras (11), Cascais e Grândola (10).

Este ano, 299 praias receberam também a bandeira azul, o símbolo de qualidade atribuído em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa. São 283 praias costeiras e 16 fluviais. Em 2014, foram 298. Há também 15 marinas que irão hastear a bandeira azul.

Veja aqui todas as praias com bandeira azul e com qualidade ouro.

Sugerir correcção
Comentar