Moradores do Beato em Lisboa dão preferência a parque fitness em consulta popular

Mais de 47% dos 242 participantes numa consulta popular promovida neste sábado pela Junta de Freguesia do Beato, em Lisboa, escolheram criar um parque fitness numa área com 583,18 metros quadrados, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.

Em causa está um terreno situado entre os prédios da Rua Actor Augusto de Melo e da Rua D. Tomás de Melo Breyner, em frente à Escola Luís António Verney, onde funcionava um mercado de levante e que a junta de freguesia quer requalificar.

Para isso, deu a escolher à população entre um parque infantil, ‘fitness’ ou uma zona livre para estadia.

A consulta popular decorreu na Escola Básica Luís António Verney, entre as 10h e as 18h. Nela podiam votar todos os moradores recenseados neste local de voto (existe outro na parte de cima da freguesia), num total de 6.700 eleitores.

Ao todo, registaram-se 242 votos, dos quais 115 (47,6%) manifestaram preferência pela criação de um parque fitness.

Seguiu-se o projecto de uma zona livre para estadia, com 70 votos (28,9%), e o parque infantil, com 53 votos (21,9%).

Registaram-se ainda dois votos brancos e dois votos nulos.

“Estávamos à espera de mais participação”, admitiu o presidente da Junta de Freguesia do Beato, Hugo Xambre Pereira, salientando, contudo, que se trata de um “projecto específico para uma zona”.

Segundo o autarca socialista, a votação abrangeu uma “zona grande” de eleitores, como Xabregas e o Bairro Madre Deus, mas só atraiu “as pessoas que moram lá à volta”.

“A ideia é nova e pioneira e há pessoas que ainda não percebem o conceito. Também houve pessoas que disseram que, como é algo local, não se sentiam bem em estar a escolher um projecto”, justificou.

Ainda assim, destacou as “palavras de entusiamos” dos participantes, garantindo que estas consultas públicas são “para continuar”.

Hugo Xambre Pereira adiantou que a junta de freguesia vai aperfeiçoar a metodologia das votações, já que “muita gente pediu para, no futuro, poderem votar via internet”.

O responsável espera até ao final de Novembro o parque fitness esteja concretizado, sendo que a freguesia já tem os cadernos de encargos preparados, além de se tratar de “obras simples” no valor de 9.550 euros.

Esta é, segundo o presidente da junta, a segunda fase de requalificação deste espaço público, depois de ter sido intervencionado em 2013, altura em que foi alterado o piso (era de alcatrão e passou a betão), criado um canteiro no meio e instalados sistemas de rega nos canteiros à volta, num total de 14 mil euros.

 

 

Sugerir correcção
Comentar