Estúdio de design Pedrita celebra dez anos com exposição

Exposição "Best Guess for This Image" é inaugurada esta sexta-feira na Underdogs, em Lisboa

Foto
Facebook Pedrita

Os designers Pedro Ferreira e Rita João inauguram, na sexta-feira, na Underdogs, em Lisboa, a sua primeira exposição numa galeria, que é também uma maneira de celebrar os dez anos do estúdio Pedrita, que fundaram em 2005.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os designers Pedro Ferreira e Rita João inauguram, na sexta-feira, na Underdogs, em Lisboa, a sua primeira exposição numa galeria, que é também uma maneira de celebrar os dez anos do estúdio Pedrita, que fundaram em 2005.

Em "Best Guess for This Image" ("Melhor palpite para esta imagem") serão apresentados dez painéis de azulejos, "reutilizados de maneira sustentável", disse à Lusa Pedro Ferreira. Para criar os painéis, os designers recorreram ao espólio de azulejos industriais descontinuados deixado pelo avô de Pedro, Joaquim Cortiço, utilizando apenas "os que estão danificados".

Segundo Pedro, são azulejos de 15x15cm divididos em quatro. Os painéis são quase auto-retratos de Pedro e Rita. Quase, porque não são mesmo os rostos dos designers que surgem nos painéis, mas de pessoas que um motor de busca na Internet considerou parecidas com eles. "Parte do processo é digital. Fizemos buscas com imagens nossas no Google, e surgiram imagens de pessoas que o motor de busca considerou parecidas connosco. São cinco Pedros e cinco Ritas, mas não somos nós", contou Pedro Ferreira. Por detrás desta ideia está "um discurso de identidade: o que somos quando nos procuramos? O que os outros pensam de nós?".

Foto
Rita João e Pedro Ferreira DR

A mostra dentro de portas será acompanhada de uma intervenção mural em Lisboa. O local ainda não está escolhido, mas os designers já decidiram que será uma obra feita com azulejos. Pedro Ferreira e Rita João, nascidos em 1978, fundaram em 2005 o estúdio Pedrita. Assim, por isso, esta "é também uma exposição de comemoração de 10 anos de actividade do estúdio, de celebração".

Entre os vários trabalhos que desenvolveram ao longo dos últimos dez anos está o livro "Fabrico Próprio - o design da pastelaria semi-industrial portuguesa" (em co-autoria com o também designer Frederico Duarte), o painel de azulejos Pato Mudo, feito para o projecto Travessa da Ermida, a colecção de móveis The Lisbonaire, criada para apartamentos de arrendamento de curta duração, e vários objectos para a Fabrica, plataforma de experimentação na área do design, da marca italiana Benetton.

"Best Guess for This Image", de entrada livre, estará patente até 11 de Julho, na Underdogs, um espaço recuperado e transformado em galeria, no n.º56 da rua Fernando Palha, que tem como responsáveis a francesa Pauline Foessel e o português Alexandre Farto, que assina como Vhils.