Os nove dirigentes de topo da FIFA acusados de corrupção

Consulte os nomes dos nove responsáveis da FIFA acusados de burla e corrupção pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Foto
Os implicados são responsáveis pelas actividades da FIFA nas Américas. Reuters

De entre os nove responsáveis da FIFA acusados de corrupção e burla contam-se nomes de peso, sobretudo o de ambos os presidentes da Concacaf, a confederação de futebol da América do Norte, Central e Caraíbas, e da Conmebol, da América do Sul. Mas há também vários dirigentes ex-dirigentes de associações nacionais de futebol.

Jeffrey Webb: É o nome incontornável da lista. Webb, que chegou a presidente da Associação de Futebol das Ilhas Caimão aos 26 anos, é agora presidente da Concacaf e também vice-presidente da FIFA. Foi um dos detidos em Zurique.

Eugenio Figueredo: Também ele vice-presidente da FIFA, Figueredo esteve nove anos à frente da Associação de Futebol do Uruguai. É agora presidente interino da Conmebol depois de vinte anos como vice-presidente da organização. Foi detido na Suíça.

Jack Warner: O ex-presidente da Concacaf abandonou as organizações de futebol em 2011 mas, antes de o fazer, era um dos homens fortes da FIFA. Fazia parte do comité executivo do organismo e era um dos principais responsáveis pela organização de campeonatos do mundo. Também foi um dos detidos.

Nicolás Leoz: O paraguaio foi o antecessor de Figueredo no comando da Conmebol. Afastou-se das organizações futebolísticas em 2013. Tinha então 85 anos e já fora associado a numerosos casos de corrupção.

Eduardo Li: Agora membro dos comités executivos da FIFA e do Concacaf, Eduardo Li foi antes presidente da Federação de Futebol da Costa Rica. Também está entre os detidos.

Julio Rocha: Executivo da FIFA e ex-presidente da Uncaf, que engloba as associações de futebol da América Central. Detido também.

José Maria Marin: Abandonou o cargo de topo no futebol brasileiro em Abril, quando deixou de ser presidente da Confederação Brasileira de Futebol. Marin, um dos detidos, faz parte do comité que organiza o futebol olímpico.

Rafael Esquivel: Membro do comité executivo do Conmebol, Esquivel é também o presidente da Federação de Futebol da Venezuela. Foi detido nesta quarta-feira na Suíça.

Costas Takkas: O adido de Jeffrey Webb na presidência da Concacaf e ex-secretário-geral da Federação de Futebol da Venezuela foi também detido na Suíça.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários