Daniel Barenboim reinventa o design do piano

O conhecido director de orquestra apresentou um piano com um design de interior diferente que produz um som mais transparente.

Foto
Em Londres, Daniel Barenboim tocou durante alguns minutos no novo piano DR

O director de orquestra e pianista argentino-argelino Daniel Barenboim apresentou terça-feira, no Royal Festival Hall, sede da Orquestra Filarmónica de Londres, um novo piano, “radicalmente diferente” (as palavras são dele).

O novo instrumento, criado graças à colaboração entre Barenboim e o fabricante belga Chris Maene, que o desenhou, com o apoio de Steinway & Sons, foi concebido com cordas rectas e paralelas, em vez de serem em diagonal, como os pianos tradicionais. Dessa forma, garante, o novo piano acaba por se distinguir por produzir um som muito mais transparente.

“Este piano introduz uma nova alternativa de som e faz repensar a utilização do pedal. Também produz uma sonoridade mais transparente e cristalina que os outros”, assegurou o pianista em Londres, perante um pequeno grupo de jornalistas que o viu tocar durante alguns minutos.

O piano demorou 18 meses a ser concebido e talvez um dia possa vir a ser produzido em larga escala. A ideia surgiu-lhe em Setembro de 2011, durante uma visita a Itália, à cidade de Siena, na Toscânia. Foi aí que Barenboim teve oportunidade de interpretar música no piano do compositor húngaro Franz Liszt (1811-1886), que havia sido restaurado recentemente, o que o inspirou a fabricar um que combinasse “o som de antigamente com os progressos técnicos do presente”, afirmou.

“A qualidade e as características tonais dos instrumentos com cordas rectas são muito diferentes do tom homogéneo produzido pelos pianos modernos”, disse o director de 72 anos. O piano Barenboim-Maene – assim se chamará – será apresentado numa série de quatro concertos, entre 27 de Maio e 2 de Junho, onde o pianista interpretará Franz Schubert, tendo como cenário, precisamente, o Royal Festival Hall de Londres.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários