Durante três dias, o Rio volta a beber Portugal

Iniciativa do PÚBLICO e O Globo leva, pelo segundo ano, mais de 70 produtores portugueses ao Rio de Janeiro para três dias de provas e conversas sobre vinho. Desta vez a festa será no Jockey Club.

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Vinhos de Portugal no Rio: as rolhas vão começar a sair Vera Moutinho

Mais espaço e mais oportunidades para falar sobre o vinho português – na sua segunda edição, o Vinhos de Portugal no Rio (que começa hoje e prolonga-se até domingo) instala-se, com 73 produtores de diferentes regiões de Portugal, no Jockey Club do Rio de Janeiro. É uma forma de dar resposta à enorme procura que esta iniciativa dos jornais PÚBLICO e O Globo (em parceria com a ViniPortugal, o patrocínio da empresa brasileira Deli Delícia e o apoio dos Azeites Gallo) teve no ano passado, em que recebeu quatro mil visitantes no Palácio São Clemente, residência do Cônsul de Portugal no Rio.

“Este ano temos várias novidades, desde a mudança de endereço, o que permite haver mais espaço para mais gente usufruir, até à venda antecipada de bilhetes”, explica Simone Duarte, directora adjunta do PÚBLICO responsável pelo processo de internacionalização do jornal no Brasil. Com a venda antecipada (a entrada no mercado custa 90 reais, tal como a participação em cada curso ou prova), praticamente todos os cursos e provas comentadas estão já esgotados e a organização admite que este ano o número de visitantes possa atingir os oito mil.

Os cursos de introdução ao vinho são dados pelo crítico do PÚBLICO Rui Falcão e as provas comentadas incluem Grandes Brancos, Grandes Tintos, Grandes Rosés, vinhos do Porto, Moscatel de Setúbal, Touriga Nacional, e ainda uma prova especial intitulada Vinhos Perfeitos para o Rio, pelo Master of Wine brasileiro Dirceu Vianna Júnior. As provas (entre as quais também duas de harmonização, com conservas e enchidos portugueses) são apresentadas por Manuel Carvalho, Pedro Garcias e Alexandra Prado Coelho (todos do PÚBLICO) e Pedro de Mello e Sousa e Luciana Froes (ambos de O Globo).

Tal como na primeira edição, haverá para cada visitante um “copo inteligente”, um projecto da empresa portuguesa Adegga, que também traz uma novidade: está “mais inteligente”. Se, no ano passado, o chip incorporado no copo permitia identificar a marca/produtor do vinho que cada pessoa experimentara, este ano vai já identificar cada vinho provado, sendo a informação sobre todos eles enviada posteriormente para os visitantes por email. “Isto é muito importante para o produtor porque as pessoas ficam a saber que locais vendem aquele vinho no Rio”, sublinha Simone Duarte.

Outra forma de dar resposta ao interesse do público carioca pelo evento (no ano passado houve muitas pessoas que já não conseguiram comprar bilhete) é organizar as visitas ao mercado de vinhos em períodos de duas horas. Assim, quem compra o bilhete deve escolher logo o horário que pretende. Mas, mesmo depois de terminadas as duas horas, há a possibilidade de ficar a aprender mais sobre os vinhos portugueses porque foi criada no exterior uma Área de Convivência, de entrada livre. Aí encontra-se o espaço da Deli Delícia, patrocinadora do evento, onde se poderá comprar diferentes produtos, assim como alguns dos vinhos portugueses cujos produtores estarão presentes no mercado, no interior.

É também na área de convivência que estará instalado o Tomar um Copo, espaço de entrada livre para conversas informais (cinco por dia) com os críticos do PÚBLICO, o Globo e a Deli Delícia, no qual se falará de vinhos, claro, mas também de gastronomia e de enoturismo, sob o mote Vamos Beber Portugal. Em alguns destes momentos haverá oportunidade de provar o vinho feito especialmente para o 25º aniversário do PÚBLICO, um Porto Tawny, da categoria 20 anos, com um lote limitado a 500 garrafas.

O evento tem o apoio do Instituto do Vinho do Douro e do Porto, da Comissão de Setúbal e da Região dos Vinhos Verdes, cujos vinhos estarão em destaque no Tomar um Copo. A três regiões têm ainda uma prova especial entre as grandes provas no interior, e no Espaço Experiência, onde a consultora de vinhos brasileira Lolô Riccobene os apresentará em três sessões diárias de uma hora cada, numa prova com um ambiente mais informal para cerca de 50 pessoas. 

Com a oferta de enoturismo de qualidade a crescer em Portugal, o PÚBLICO leva este ano para o Rio um Guia de Enoturismo, uma edição especial da revista Fugas, em formato de bolso e com 48 páginas, pensado para os turistas brasileiros que gostariam de vir a Portugal conhecer as regiões produtoras de vinho e as actividades que estas oferecem. Para além disso, e à semelhança do que aconteceu em 2014, uma edição Especial Vinhos da responsabilidade da Fugas e de O Globo será distribuída com o diário brasileiro, numa tiragem de 200 mil exemplares.

No lounge do PÚBLICO, igualmente situado no exterior, os visitantes poderão ficar a conhecer as outras iniciativas do jornal no Brasil, nomeadamente as edições do Ípsilon Brasil – uma versão mensal do suplemento cultural do diário português já com sete edições e que é distribuída na rede da Livraria Cultura, chegando actualmente a 19 lojas em 10 cidades.

O Vinhos de Portugal no Rio começa hoje – o espaço está aberto diariamente das 9h às 23h – com cursos e provas a partir das 10h. O mercado abre as portas às 13h30. As entradas seguintes, de duas horas cada, são às 16h30 e às 19h30, encerrando às 21h30. No sábado, o mercado abre às 10h e tem quatro rondas de acesso, terminando também às 21h30. No domingo tem início às 11h e termina às 20h, sendo que a área de convivência só encerra às 23h (sexta e sábado) e às 22h (domingo).

Todas as informações e venda de bilhetes no site www.vinhosdeportugalnorio.com.br

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