República Rás-Teparta recebe prémio da Universidade de Coimbra

A receita de bilheteira do espectáculo Coimbra Cidade Solidária vai ser entregue em mãos, pelo reitor, aos autores do projecto de integração social República Além Portas, representantes da Real República do Rás-Teparta

Foto

A Universidade de Coimbra entrega, esta quarta feira, o prémio do concurso Projecto Sociocultural para uma República, que foi promovido no âmbito da 17ª Semana Cultural – 725 Anos da UC. Estavam quatro projectos a concurso, e o vencedor (aquele que foi mais votado numa plataforma online criada para o efeito) foi o projecto República Além Portas, apresentado pela Real República do Rás-Teparta.

Trata-se de um prémio monetário com a receita integral de bilheteira da edição Concerto Coimbra Solidária – um espectáculo que decorreu no passado dia 24 de Março, no Teatro Académico de Gil Vicente. O montante do prémio ainda não foi divulgado, mas é possível antecipar uma estimativa para esse valor: os bilhetes custavam 10 euros por pessoa e a lotação ronda os 760 lugares. 

A Universidade tem vindo a realizar este evento nos últimos anos, sempre com o objectivo de apoiar as instituições da cidade. Em 2015, foram as repúblicas de estudantes de Coimbra, o património e a vivência em comunidade que ficaram definidas como beneficiárias desse apoio. A selecção da instituição que vai receber o prémio foi feita por concurso. As propostas aprovadas foram submetidas a uma votação numa plataforma online que podia ser participada pelo público em geral 

Foto

Para além do projecto da Real República do Rás-Te-Parta, apresentaram-se a concurso os projectos de outras três repúblicas estudantis: a Real República de Baco, com o projecto “Cria’ctividade”; a República Boa-Bay-Ela com o projecto “UC 725 anos / BBE 60 anos: Tempo de Encontro(s)”; e a República dos Fantasmas – projecto “17 de Abril de 69: irreverência”.

Foto

A proposta mais votada apresentou como objectivos o “combate à exclusão social, a promoção do papel activo das Repúblicas no âmbito da cidadania, e a consciencialização da comunidade estudantil para a problemática da pobreza e do isolamento social.” O prémio vai ser entregue pelo Reitor da Universidade de Coimbra no CAPC – Circulo de Artes Plásticas de Coimbra (Jardim da Sereia), no decorrer da iniciativa Encontrar a Cidade-Meeting Point, evento do programa dos 725 Anos da Universidade de Coimbra.

Sugerir correcção
Comentar