Ana Moura, Camané e Clã fecham cartaz do Bons Sons

Sexta edição do festival de música portuguesa de Cem Soldos acontece de 13 a 16 de Agosto. Cartaz conta com 44 bandas

Foto
Miguel Madeira

Ana Moura, Camané, Clã e os DJ Nigga Fox, Firmeza, Nidia Minaj e Tenreiro completam o cartaz do Bons Sons, que decorrerá de 13 de 16 de Agosto, na aldeia de Cem Soldos. Estas são "as últimas confirmações do cartaz deste ano", disse a organização do festival de música portuguesa que, nesta sexta edição, leva à aldeia de Cem Soldos, no concelho de Tomar, 44 bandas.

Depois de cinco edições bienais, o festival passa, a partir deste ano, a ter periodicidade anual, continuando a aposta na exclusividade na música portuguesa. Pelos oito palcos do festival, que ocupa toda a aldeia, vão passar nomes como Penicos de Prata, Minta & The Brook Trout, Edu Miranda Trio e Daniel Pereira - Cordofonias. Tó Trips, guitarrista dos Dead Combo — duo que já passou por Cem Soldos — surge desta vez a solo, no cartaz que inclui ainda os Nice Weather for Ducks, o quinteto Trêsporcento e o projecto Retimbrar, oficina de investigação e interpretação de ritmos tradicionais com recurso a instrumentos portugueses, do bombo ao reco-reco, do chocalho alentejano ao adufe.

Às bandas junta-se a actuação de vários DJ e uma programação paralela, com "sessões de curtas-metragens, exposições, intervenções urbanas e a dinâmica trazida tanto pela Feira de Novo Artesanato, que anima as ruas de Cem Soldos, como pela presença de diferentes tipologias de restauração, da gastronomia local às opções vegetarianas", refere a organização numa nota enviada à imprensa.

O Bons Sons, que aconteceu pela primeira vez em 2006, ocupa toda a pequena aldeia que "é fechada" e transformada no recinto de onde os festivaleiros não precisam de sair, sendo convidados a "viver a aldeia" e a "conhecer os seus habitantes", enquanto disfrutam do programa.

Promovido pela associação cultural Sport Club Operário de Cem Soldos, o festival Bons Sons conta com um orçamento de 400 mil euros e já apresentou na aldeia nomes como Deolinda, Brigada Victor Jara, Sérgio Godinho, Ricardo Ribeiro, Amélia Muge, Dead Combo, Linda Martini, Legendary Tigerman, noiserv, Samuel Úria, António Zambujo, Capicua e Gisela João.

Sugerir correcção
Comentar