Presidente dos EUA passa a ter conta própria no Twitter

Barack Obama será o único a escrever em @POTUS.

Foto
A primeira mensagem foi republicada 100 mil vezes em duas horas Mandel Ngang/AFP

Barack Obama, o primeiro Presidente americano a usar oficialmente email, passou a ter uma conta própria no Twitter, onde será a única pessoa a escrever mensagens, sem interferência de funcionários.

A primeira mensagem de Barack Obama naquela rede social, conhecida pelas curtas mensagens que contêm no máximo 140 caracteres, foi de contentamento: “Olá, Twitter. É o Barack. A sério! Ao fim de seis anos, eles finalmente deram-me a minha própria conta”. Em duas horas, tinha sido republicada por outros utilizadores cerca de 100 mil vezes. 

A conta foi aberta com o nome @POTUS, a sigla de President of the United States – o que significa que será passada aos sucessores– e foi anunciada nesta segunda-feira pela Casa Branca. “A conta @POTUS vai servir como uma nova forma de o Presidente Obama interagir directamente com o povo americano, com os tweets a serem exclusivamente dele”, explica um comunicado. 

Barack Obama já tinha uma conta oficial no Twitter, @BarackObama, mas esta era gerida por uma organização não partidária que nasceu na sequência da segunda campanha de Obama. O Presidente americano escrevia ocasionalmente mensagens nesta conta, assinando-as com as respectivas iniciais.

“O Presidente Obama está empenhado em tornar a sua administração a mais aberta e participativa da história, e [a conta] @POTUS dará aos americanos uma nova via para se envolver nos assuntos que mais lhes interessam”, refere a nota da Casa Branca. Para além da conta do Presidente, já havia uma para o vice-presidente (@VP), cargo actualmente desempenhado por Joe Biden, e outra para a primeira-dama (@FLOTUS). 

À hora de escrita deste artigo, a conta de Barack Obama aproximava-se dos 700 mil seguidores, mas é expectável que chegue a vários milhões de pessoas. A conta @BarackObama tem 59,3 milhões de seguidores e é uma das mais populares no Twitter.

Sugerir correcção
Comentar