Quem quer ir para a École des Maitres tem de passar primeiro pelo Gil Vicente

O curso internacional de aperfeiçoamento teatral está a recrutar os candidatos para a próxima temporada. Propostas devem ser apresentadas até 26 de Maio

Foto

O Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, vai selecionar quatro jovens actores portugueses para participarem no projecto de formação teatral École des Maîtres, promovido por seis países da Europa. As candidaturas decorrem até ao dia 26 de Maio, e as audições terão lugar no TAGV, com um júri composto por Fernando Matos de Oliveira e Mickael de Oliveira, deste teatro, o encenador Nuno Cardoso e o director da Casa da Esquina, Ricardo Correia. 

Esta é a quarta vez que o Teatro Académico Gil Vicente participa nesta iniciativa europeia, disse Mickael de Oliveira, director-adjunto do TAGV, considerando que é importante o envolvimento do teatro nestes projectos por a sua própria identidade estar relacionada com a "experimentação e inovação no centro das práticas criativas". O projecto vai envolver quatro actores de Portugal, Itália, Bélgica, França, Croácia e Eslovénia, que vão participar em duas fases de formação — uma em Itália e outra na Croácia —, coordenadas pelo croata Ivica Buljan, explanou, sublinhando que este encenador tem um "percurso artístico muito vasto, tanto na Croácia, como na Eslovénia", centrado na "inovação e na experiência artística".

Após a formação, que termina a 9 de Setembro, em Zagreb, na Croácia, o resultado final do projecto vai ser apresentado nos diferentes países participantes entre 12 de Setembro e 17 de Outubro. O projecto procura trabalhar as "confrontações com modos de fazer teatro" e a partilha de "tradições teatrais diferentes", bem como "a questão da língua e da comunicação", que irá assumir um papel "central" em École des Maîtres, frisou Mickael de Oliveira. Para além destes objectivos, "existe a vontade de que os jovens criem a sua rede de contactos, que conheçam outras experiências de teatro europeias e que possam trabalho no futuro juntos", apontou.

Foto

A École des Maîtres começou em 1990, tendo já passado pelo projeto encenadores como Jerzy Grotowski, Luca Ronconi, Dario Fo ou Luís Miguel Cintra.

Sugerir correcção
Comentar