África em Lisboa: a cultura de cinco países em cinco dias

Música, teatro, dança, exposições de pintura, escultura e fotografia, tertúlias literárias, moda e acessórios. De 27 a 31 de Maio no Museu da Carris, em Lisboa

Foto
Joe Penney/Reuters

Uma mostra que engloba os cinco países lusófonos africanos, apresentando a sua culinária, artes, cultura e ritmos, realiza-se em Lisboa entre 27 e 31 de Maio. A mostra, segundo a organização, vai abrigar um mercado de marcas e produtos africanos e uma área de gastronomia, além de espectáculos de música, teatro, dança, exposições de pintura, escultura e fotografia, tertúlias literárias, moda e acessórios, sempre no Museu da Carris.

"Entre muitos outros nomes, a mostra "África em Lisboa" vai ter obras dos pintores e escultores Malangatana, António Ole, Gonçalo Mabunda, Dilia Fraguito, Samarte, David Levy Lima, Lino Damião, João Carlos, Malenga, Ntaluma", sublinhou Cristina Arvelos, uma das responsáveis pelo evento.

Esta mostra irá, segundo a organização, "reavivar sensações aos africanos que moram em Portugal, arrebatar os portugueses que amam África e cativar os inúmeros turistas estrangeiros que visitam Lisboa". João Murillo estará presente, segundo Cristina Arvelos, com "Estação das chuvas", uma escultura/instalação, e "Feito de branco, branco de feito", outra escultura/instalação, além de quadros e aguarelas. "'O Mundo a seus pés' é uma instalação com a colecção de sapatos de Fátima Lopes, e é uma grande novidade da marca da estilista, sendo que foi criada propositadamente para esta mostra", sublinhou Cristina Arvelos.

Segundo a responsável, estarão ainda presentes no evento estilistas como Gertrudes Évora, Duda Camenha, Mia Alves, Moms Amade, Pina Goretti. Ainda vão participar na mostra cabeleireiros e serão apresentadas ao público pinturas tribais, massagens, tarot e astrologia, artesanato e bijuteria, contando ainda com contadores de histórias e muita poesia. "Os cinco países estarão representados, mas em cada dia haverá um país em destaque, começando no dia 27 de Maio com Angola e, posteriormente, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, respectivamente", declarou Cristina Arvelos.

O evento acontece entre 27 e 31 de Maio, no Museu da Carris, em Lisboa, de quarta a sexta-feira entre as 18h00 e as 00h00 e no sábado e domingo, das 13h00 às 00h00. Os bilhetes para o evento, que para maiores de seis anos é de cinco euros/dia, podem ser adquiridos na bilheteira no local da mostra. Passes para a família, por dia, ficam a 18 euros e um passe individual de cinco dias fica a 22 euros.

Sugerir correcção
Comentar