Michael Fassbender mostrado pela primeira vez como Steve Jobs

Filme só tem estreia marcada para Outubro. Universal mostra primeiras imagens de actor como o fundador da Apple.

O trailer que serve para aguçar o interesse de quem aguarda por Steve Jobs, o filme biográfico sobre o fundador da Apple, tem pouco mais que um minuto. Pela primeira vez, é possível ver Michael Fassbender como Jobs, o homem polémico e visionário que lançou a empresa que, este ano, atingiu um valor de mercado acima dos 700 mil milhões de dólares. No trailer, divulgado este domingo, Fassbender esboça um sorriso e diz, em voz-off: “Os músicos tocam instrumentos. Eu toco a orquestra.”

A estreia do filme dirigido por Danny Boyle está marcada para 9 de Outubro, nos Estados Unidos. Não há ainda data prevista para a chegada às salas portuguesas.

Na promo divulgada pela Universal e publicada no YouTube pelo site Collider, além de Michael Fassbender como Steve Jobs, há breves aparições de Seth Rogen (como o co-fundador da Apple Steve Wozniak), Kate Winslett (Joanna Hoffman, antiga directora de marketing da Macintosh) e Jeff Daniels (John Sculley, ex-CEO da Apple).

Durante grande parte do teaser, Michael Fassbender surge de costas para a câmara, de pé num palco, prestes a iniciar mais uma das apresentações da Apple. Há um clima de tensão durante o curto trailer, marcado por um sorriso enigmático, a única expressão manifestada por Fassbender enquanto Jobs. Pouco mais há sobre o que será Steve Jobs, o filme.

A biografia Steve Jobs, de Walter Isaacson, serviu de base para o guião e a estrutura narrativa criada por Aaron Sorkin. O guionista, oscarizado por A Rede Social, organizou a narrativa em três momentos, a ser filmados em tempo real e reportando aos bastidores do lançamento de produtos emblemáticos da Apple. Tem sido noticiado que a última sequência levará a acção a 1998, ano em que foi apresentado o primeiro iMac.

Steve Jobs será o segundo filme biográfico dedicado a Steve Jobs, que morreu de cancro em 2011, depois de Jobs (2013), um fracasso crítico e comercial que teve Ashton Kutcher como protagonista.