Afinal, David Lynch sempre vai realizar o novo Twin Peaks

Realizador anunciou no Twitter que irá regressar à criação da nova temporada da série de culto, a ser transmitida em 2016 pelo canal Showtime.

A tabuleta que anuncia a cidade imaginada de <i>Twin Peaks</i>
Foto
A tabuleta que anuncia a cidade imaginada de Twin Peaks DR

O realizador norte-americano David Lynch anunciou nesta sexta-feira que vai realizar os episódios da nova temporada da famosa série de televisão Twin Peaks. A revelação veio um mês depois de o cineasta ter dito que abandonava o projecto por motivos financeiros.

“Caros amigos do Twitter, os rumores não são aquilo que parecem… Vai !!! Começar de novo. #TwinPeaks volta à @SHO_Network”, lê-se na última entrada da conta de Twitter do autor, que foi partilhada mais de 12 mil vezes em poucas horas.

Há um ano, o canal de cabo Showtime tinha anunciado que, em 2016, iria transmitir nove novos episódios da série de culto, 25 anos após o fim da original. Mas o realizador e co-criador da série escreveu em Abril, na sua conta de Twitter, que ia sair do projecto. “Depois de um ano e quatro meses de negociações, abandonei o projecto porque não estavam a oferecer dinheiro suficiente para fazer o guião da forma como eu sinto que devia ser feito”, escreveu então Lynch.

O anúncio de Abril foi recebido com decepção. Vários actores da série original já contactados para participar na nova temporada juntaram-se para pedir o regresso do criador numa campanha chamada “Twin Peaks sem David Lynch é…”. Twin Peaks sem David Lynch é… como uma rapariga sem um segredo”, sussurra a actriz Sheryl Lee, que interpretou a adolescente Laura Palmer, cujo assassinato é o acontecimento que vai marcar toda a série.

Criada por David Lynch e Mark Frost, que também volta para a continuação, Twin Peaks teve duas temporadas em 1990 e 1991, transmitidas originalmente pela cadeia ABC. A série marcou para sempre a televisão norte-americana. Lynch, que se afastou da sua criação durante a segunda temporada, voltaria ao seu imaginário em 1992, no filme Twin Peaks: Fire Walk With Me.

No último episódio da série, o detective Cooper  o forasteiro interpretado pelo actor Kyle MacLachlan, que foi destacado para descobrir quem matou Laura Palmer e acaba enredado nos sonhos e nos pesadelos daquela cidade – é confrontado com uma visão. “Olá detective Cooper. Vemo-nos daqui a 25 anos”, diz-lhe a adolescente, numa pronúncia desarticulada. A contagem decrescente para o novo encontro recomeçou.