Há menos sem-abrigo em Lisboa

A recontagem de sem-abrigos pela Santa Casa da Misericórdia dá conta de menos 37 casos em Lisboa face a Dezembro de 2013.

Associação que recebeu apoio do Fundo de Emergência Social já retirou 65 sem-abrigo das ruas de Lisboa
Foto
Associação que recebeu apoio do Fundo de Emergência Social já retirou 65 sem-abrigo das ruas de Lisboa Rui Gaudêncio

Um total de 816 sem-abrigos. Estes foram os casos sinalizados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), numa contagem que decorreu nesta quinta-feira à noite e que envolveu cerca de 1200 voluntários distribuídos pelas 24 freguesias da capital.

A SCML sinalizou um total de 816 sem-abrigo em Lisboa, entre os quais 440 foram encontrados na rua e os outros 376 estavam em Centros de Acolhimento. No total são menos 37 pessoas em situação de sem-abrigo em comparação com os dados obtidos em Dezembro de 2013 que avançavam 853 casos, adianta a Santa Casa.

Verifica-se uma maior concentração de sem-abrigos nas zonas das Amoreiras e Benfica.

Saber o número de sem-abrigos em Lisboa, a tipologia e registar eventuais alterações ocorridas desde a última contagem estiveram na origem desta acção, desenvolvida no âmbito do Programa Intergerações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A organização explica que, o objectivo é alertar a população para os números de sem-abrigo e procurar dar resposta a este problema social.

Em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, Juntas de Freguesia e associações que trabalham de perto estes casos, está prevista ainda para o final deste ano nova avaliação da situação dos sem-abrigo.

Texto editado por Ana Fernandes