Faleceu Eduardo Pereira, antigo ministro socialista

António Costa lamenta a perda de uma "referência" do PS e destaca a sua "dedicação à causa pública".

Eduardo Pereira, antigo ministro de dois dos governos liderados Mário Soares e antigo deputado socialista, faleceu no sábado à noite, aos 87 anos, anunciou hoje a concelhia socialista de Sesimbra.

Engenheiro civil de formação académica, Eduardo Pereira foi ministro da Habitação e da Construção no primeiro Governo Constitucional (1976/1978) e depois ministro da Administração Interna do Governo do "Bloco Central" PS/PSD (1983/1985).

Eduardo Pereira também foi presidente da Federação de Setúbal do PS e deputado socialista em várias legislaturas.

Para o secretário-geral do PS, António Costa, o seu partido perdeu "uma referência" com a morte do antigo ministro e dirigente socialista, destacando a sua competência reconhecida e dedicação à causa pública.

"Em meu nome pessoal e do PS, quero expressar o mais profundo pesar pelo falecimento do nosso camarada Eduardo Pereira, que tantos e tão significativos serviços prestou ao PS e ao nosso país", refere António Costa numa nota enviada à Lusa.

António Costa salienta depois que, como dirigente socialista e como governante, "o engenheiro Eduardo Pereira foi de uma dedicação e de uma competência reconhecida por todos, dentro e fora do PS, sempre na linha da frente do combate pelos ideais que professava".

"Demonstrou-o bem como ministro da Habitação, Urbanismo e Construção do I Governo Constitucional e, mais tarde, como ministro da Administração Interna do IX Governo Constitucional. Com o seu desaparecimento, o PS perde uma referência e um grande camarada que nunca virou a cara à luta e que deixa uma memória indelével a quem com ele contactou. Apresento em meu nome pessoal e em nome do PS as nossas mais sentidas condolências à família, cuja dor compartilhamos", acrescenta o líder socialista na sua nota.

Também a presidente da Federação de Setúbal do PS, Ana Catarina Mendes, lamentou a morte de Eduardo Pereira, destacando o seu papel na institucionalização da democracia em Portugal.

Numa declaração à Lusa, Ana Catarina Mendes referiu que Eduardo Pereira, que também exerceu as funções de líder da Federação de Setúbal do PS, foi "uma figura de relevo no distrito e no país, numa fase tão importante como a institucionalização da democracia em Portugal". "Lamento profundamente a perda de Eduardo Pereira", acrescentou Ana Catarina Mendes.

Sugerir correcção
Comentar