O Reverence Festival é só em Agosto, mas os White Hills apresentam-no agora

O duo norte-americano actua esta quinta-feira no Musicbox, em Lisboa, na festa de apresentação do festival que decorrerá entre 27 e 29 de Agosto em Valada do Ribatejo.

Foto
Formados por Dave W. e Ego Sensation, os White Hills acabam de editar o seu novo álbum, Walks for Motorists DR

O Reverence Festival Valada só acontece em Agosto, mas já o vamos sentindo chegar. Antes de mais, pela acumulação dos nomes de que será composto o cartaz, onde se incluem, entre dezenas de outros, The Horrors, Sleep, os históricos Amon Düul, os regressados Man or Astroman?, Stoned Jesus ou Joel Gion And The Primary Colours. Mas não é só pela antecipação do que veremos em Valada do Ribatejo entre 27 e 29 de Agosto que sentimos chegar o festival dedicado às margens e qualidades psicadélicas do rock’n’roll. O Reverence já está a acontecer antes de se iniciar. Dúvidas? Serão desfeitas esta quinta-feira no Musicbox.

A noite servirá de apresentação do festival e a escolha para lhe representar o espírito é certeira: entram em cena os White Hills do guitarrista e vocalista Dave W. e da baixista e vocalista Ego Sensation, com as explosões rock'n'roll dos portugueses Los Saguaros a fazerem-se ouvir na primeira parte. Os concertos começam às 21h. Os bilhetes custam 12,5€.

O duo americano, que acaba de editar Walks for Motorists, novo capítulo de uma já extensa discografia iniciada em 2005, cria música de uma envolvência e intensidade que denuncia os seus muitos fascínios – Hawkwind, Stooges, Spacemen 3, Neu!. E fá-lo com um sentido de urgência e uma entrega ao momento que os torna particularmente cativantes.

“Apanhar o agora é vital para nós”, dizia Dave W. ao Ípsilon em 2012. “O nascimento, uma explosão, um Big Band. Quando somos demasiado analíticos no processo criativo matamos a criatividade. Está ali, naquele momento. Temos de o agarrar pelos cornos e guiá-lo”. Daí para cá, é certo que isso não mudou. O duo que o realizador Jim Jarmusch convocou para participar numa das cenas de Só os Amantes Sobrevivem (2013) continua a acreditar no rock’n’roll como uma forma de agitação, de libertação, de transcendência. “As massas estão desligadas do que implica ser humano e estar vivo”, dizia-nos Dave W. Eles pretendem ligar-nos todos. Guitarras ao alto. Os White Hills estão a chegar. O Reverence Valada, que é só em Agosto, também. Esta noite no Musicbox. Em Agosto no vila ribatejana à beira Tejo. 

Sugerir correcção
Comentar