A surpresa foi a chuva e um pedido de casamento

A Taça do Mundo de Touch Rugby chegou ao fim na Austrália e a selecção anfitriã esteve presente em todas as finais

Chegou ao fim a Taça do Mundo de Touch Rugby. Vinte e cinco nações competiram em Coffs Harbour, Austrália, durante cinco dias em nove categorias diferentes. Na pátria mãe do Touch Rugby, os australianos não deram hipóteses à concorrência e estiveram presentes em todas as finais. A única surpresa foi que a selecção anfitriã perdeu, pela primeira vez, um dos jogos decisivos, para a Nova Zelândia, na categoria Homens 35’s.

 

O grande imponderável acabou por ser a chuva intensa que “abençoou” o torneio, obrigando a vários reajustamentos na competição. Mas o entusiasmo nunca foi afectado e juntamente com um nível excepcional de jogos, a diversão e o companheirismo entre as selecções dos cinco continentes representados foram sempre uma constante.

 

O amor também andou no ar e o momento mais insólito ocorreu depois da final Homens 50’s. Frente a uma enorme plateia, Chok Shing, atleta de Hong Kong, ajoelhou-se e fez a “tal pergunta” à sua namorada e colega de equipa Nga Man Ma. Ela, emocionada, disse que sim.

 

Voltando à competição, para além dos confrontos expectáveis nas diversas finais, entre Austrália e Nova Zelândia, verificou-se um domínio das Ilhas do Pacifico. Equipas como Fiji, Samoa, mas também a Papua Nova Guiné, Ilhas Cook e até o Niue estiveram em grande nível.

 

Quanto às selecções europeias, talvez devido às adversas circunstâncias climáticas, estiveram abaixo do demonstrado quatro anos antes na Escócia. Apenas a Itália logrou presença numa das finais (Homens 50’s) e a Inglaterra lutou pelo bronze no Mixed Open.

 

Destaque ainda para as seis as nações debutantes que contribuíram para dar escala global à competição: China, Hong Kong, Malásia, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Chile.

 

Agora, a competição viaja da Oceânia para a Ásia: A organização da nona edição da Taça do Mundo de Touch Rugby, que terá lugar em 2019, foi atribuída à Malásia.

 

Para o ano temos Campeonato Europeu. Com a grande dinâmica que o Touch Rugby tem demonstrado ultimamente no nosso país, esperemos que Portugal volte a marcar presença numa competição internacional.

 

Homens Open

Final: Austrália-Nova Zelândia, 11-2

3.º/4.º lugar: Papua Nova Guiné-Africa do Sul, 8-7

 

Mulheres Open

Final: Austrália-Nova Zelândia, 8-4

3.º/4.º lugar: Africa do Sul-Singapura, 7-2

 

Equipas mistas Open

Final: Austrália-Nova Zelândia, 8-5

3.º/4.º lugar: Papua Nova Guiné-Inglaterra, 11-8

 

Mulheres 27’s

Final: Austrália-Nova Zelândia, 6-1

 

Homens 30’s

Final: Austrália-Ilhas Cook, 9-1

 

Homens 35’s

Final: Austrália-Nova Zelândia, 5-6

 

Homens 40’s

Final: Austrália-Nova Zelândia, 7-6

 

Homens 50’s

Final: Austrália-Itália, 7-6

 

Mistos veteranos

Final: Austrália-Nova Zelândia, 11-7

Sugerir correcção
Comentar