Mães bloggers porque “os bebés não vêm com livro de instruções”

Tratam a maternidade na primeira pessoa e tocam em assuntos que ainda são tabus. Os blogues sobre a aventura de ter um filho ganham cada vez mais destaque na internet em Portugal

Foto
Romana Naruna Rita França

Antes de ser mãe, Ana Rodrigues não tinha uma conta no Facebook e nem era utilizadora activa de blogues. Quando teve a sua primeira filha, Ana criou um blogue para escrever sobre um tema ainda pouco falado, mas que atinge muitas mulheres: o babyblues.

“No pós-parto, vivi uma situação complexa, o babyblues, que nunca tinha ouvido falar. Quatro semanas depois de ter passado por isto, decidi criar o blogue”, explica Ana. “Resolvi partilhar esta informação, porque ninguém falou comigo sobre isso e gostava que alguém tivesse falado”, afirma a autora do blogue “Mulher, Mãe e Filha”.

Quase sempre, o cenário que envolve as futuras mamãs é pintado em tons suaves de cor-de-rosa. “Vai ser tudo ótimo e vai ser um amor incondicional, diziam-me, mas, no meu caso, o bebé nasceu e só me apetecia chorar todos os dias”, lembra Ana, que passou por uma condição de tristeza, irritabilidade e exaustão (o chamado babyblues), experienciada por mais de metade das mulheres depois de serem mães, que se pode prolongar e se transformar numa depressão pós-parto.

Foto
Luana Freire DR

A enfermeira, de 26 anos, reconhece que existem temas “pouco falados” durante a gravidez. “Há montes de problemas para os quais não nos sentimos preparadas e disto ninguém nos fala”, confessa. A parca informação sobre saúde mental perinatal, a inexistência de uma rede de apoio e o despreparo dos profissionais de saúde para estes temas motivaram Ana a investir o seu tempo neste blogue, onde, pelo meio, relata episódios da sua vida enquanto mãe.

Foto
Ana Rodrigues DR

A falta de informação sobre o pós-parto foi também sentida por Diana Ribeiro. “Senti-me, por vezes, um pouco deslocada por ver outras mães e outros blogues com os quais não me identificava, porque era tudo muito cor-de-rosa ou muito fashion”, explica.

Foto
Diana Ribeiro Rita França

Quando começou a escrever no “Oh Happy Daisy” , Diana Ribeiro, que já tinha experiência com blogues, fê-lo com o objectivo de auxiliar a memória – queria guardar os pequenos grandes momentos do crescimento da primeira filha. Mas, quando começou a receber o feedback “de outras mães e de pessoas que nem tinham filhos”, percebeu que o blogue havia conquistado outra dimensão. “Começou a ser muito mais estimulante escrever sobre este mundo novo e senti que poderia ajudar as pessoas com informações úteis”, sublinha.

Foto
Minês Rita França

Estes relatos sobre a maternidade, que vão desde doenças, alimentação e entrada na creche, até reflexões sobre as diferenças entre pai e mãe, instinto materno ou construção da identidade, são “uma forma de identificação e ajudam a lidar com certas situações”. Até porque, “os bebés não vêm com livro de instruções”, diz Ana Rodrigues.

“É uma experiência pessoal e única, mas é tão igual para toda a gente. Isso ajuda muito, sobretudo, naqueles primeiros meses em que estás com grandes problemas sobre se a bebé tomou ou não aquele biberão até o fim”, conta Minês Castanheira, autora do “Casa Escrita”. Ela e o companheiro decidiram criar o blogue para “pensar sobre esta experiência da paternidade e da maternidade”. “Para nos ajudar a olhar para nós próprios, uma vez que, nos primeiros meses, a tendência é fechar-nos numa bolha quase intransponível”, realça Miguel Coutinho.

Desde que começaram a trocar uma espécie de correspondência online e aberta sobre “as cenas quotidianas da vida privada”, Minês e Miguel têm tido “boas surpresas e reações” à honestidade com que tratam certos temas. “Não é aquele lado estilizado, muito bonito e muito fofinho da maternidade: ‘sim é difícil, mas é tão bom’. Às vezes não é assim, é só complicado. E há muitas pessoas que se reconhecem nisso”, considera Minês.

Criar uma “rede de afectos”

A identificação e a partilha de experiências são parte desta rede virtual sobre maternidade e paternidade. “O feedback é delicioso”, admite Luana Freire, autora do Little M. Desde que criou o blogue em 2012, quando a sua filha tinha um ano e meio, viu o número de pessoas que a seguiam crescer e hoje consegue “cativar uma rede de leitoras fiéis, queridas e amigas”. “São pessoas que se preocupam connosco, que escrevem a perguntar por nós. Tiram dúvidas, pedem dicas, trocam sentimentos e enviam fotos dos filhos”, descreve a bloguer.

O mesmo aconteceu com Romana Naruna. Com grande parte da família a viver no Brasil, decidiu criar o blogue “É a mamãe, sim” para partilhar os momentos da sua primeira gravidez, mas, rapidamente, alcançou com os seus textos pessoas que nem ela esperava. “Financeiramente o blogue nunca me deu retorno, mas a rede de afectos que se formou em torno dele foi muito interessante”, nota Romana, que começou a receber pedidos de ajuda e até confidências: “amigas de infância com quem já nem tinha contacto, procuraram-me para contar que estavam grávidas”.

Um dos comentários que recebeu na sequência de um texto sobre a possibilidade de parto induzido foi o de Diana Ribeiro. Hoje, as duas jornalistas são amigas e não passam um dia sem falar. “É uma maternidade partilhada”, conta Diana, que encontrou “por acaso” o texto que, na altura, foi uma grande ajuda, já que também ela poderia passar por um parto induzido, o que acabou por não acontecer. “Ao ler o post dela, percebi que havia esperança”, lembra Diana.

Os relatos na primeira pessoa são vistos pelas bloguers como uma mais-valia. “Dão uma dose de realidade e mostram que as mães são ‘gente como a gente’”, assegura Romana, reconhecendo que ainda existem “poucos blogues que se propõem a dar esta visão real da maternidade”.

Não é por acaso que os posts com mais comentários e partilhas são aqueles que tocam em temas mais sensíveis ou menos bons, “mas que fazem parte”, defende Diana Ribeiro. “Tenho uma maior responsabilidade por aquilo que estou a escrever, já que isso pode influenciar as pessoas que estão a ler. Mas tento sempre transparecer a maternidade real e que o meu testemunho faça com que as outras mães se sintam mais normais”, conclui.

Sugerir correcção
Comentar