Morreu Jack Ely, o cantor da indecifrável Louie Louie

A voz que popularizou a canção de letra indecifrável, dos primórdios do rock, morreu. Tinha 71 anos.

Foto

O líder e vocalista do grupo The Kingsmen, que nos anos 1960 popularizou uma das canções mais marcantes da alvorada do rock, Louie Louie, morreu esta segunda-feira, soube-se esta terça-feira pela sua família. Tinha 71 anos.

Em 1963 quando a canção foi lançada, Jack Ely tinha apenas 20 anos. Originalmente escrita por Richard Berry nos anos 1950, a versão dos Kingsmen tornou-se um êxito à escala mundial. São inúmeras as bandas e artistas que fizeram uma versão da canção,como os Beatles, Clash, Bob Dylan ou Iggy Pop.

Como vocalista e guitarrista do grupo, Jack Ely também cantava, naturalmente. O seu estilo tinha qualquer coisa de invulgar, de tal forma que a referida canção se viu envolvida em polémica pelas palavras quase incompreensíveis.

A controvérsia terá surgido quando uma jovem do estado do Indiana afirmou que a gravação incluía mensagens obscenas quando tocada nas rotações erradas, levando à sua proibição naquele estado. O então director do FBI, J. Edgar Hoover soube desse facto e mandou averiguar o assunto, embora sem resultados.

Posteriormente o FBI comunicou que foram feitas investigações, mas apesar do esforços não haviam conseguido decifrar a letra da canção a partir de qualquer tipo de rotação.

Sugerir correcção
Comentar