A jukebox de Mia Hansen-Løve

A realizadora francesa fez uma lista das músicas que inspiraram Éden para o Spotify do Ípsilon.

Foto
Mia Hansen-Løve Nuno Ferreira Santos

No dia em que Éden chegas à salas, a realizador Mia Hansen-Løve deixa-nos uma lista no Spotity do Ípsilon. São 15, e mergulham-nos no universo do filme passado em Paris nos 1990.

Éden conta a história de Paul, um jovem melómano que descobre a vibrante cena nocturna da capital francesa. Com um amigo forma a dupla de DJ’s conhecida como Cheers. Fazem mexer os clubes com uma sonoridade nova que conquista seguidores a um ritmo exponencial.

“A história do meu irmão, o seu percurso como DJ após a eclosão das raves, a descoberta da música electrónica, até à explosão mundial do French House e uma certa desilusão que o levou a mudar de vida, pareceram-me resumir de maneira bastante pertinente a energia e as aspirações da minha geração”, destaca a realizadora francesa sobre a história do filme que se estreou no IndieLisboa e nesta quinta-feira chega às salas.

Mia Hansen-Løve dá-nos a ouvir essa mesma música, justificando alguma das suas escolhas. A jukebox de Hansen-Løve começa com Sueño Latino, uma das primeiras músicas que conheceu graças ao seu irmão que a gravou numa cassete. “Ouvia-a no caminho para a escola na altura antes de surgir a música garage. Sempre associei esta música aos inícios: ao início quando descobri a música house, ao início da carreira do meu irmão como DJ, ao início da vida e às manhãs quando a ouvia no caminho da escola. Não é por acaso que se encontra no início do meu filme.”

E porque nem tudo está no Spotify, recorremos ao YouTube para podermos ouvir Private Number (feat. Nicole Graham) dos Catalan FC & Sven Löve. “É a única música de garage que já tinha usado noutro filme. É uma música composta pelo meu irmão que usei no meu primeiro filme Tout est pardonné”, conta Mia Hansen-Løve. “É uma música do Sven de que gosto imenso. Existe uma cena de discoteca no meu primeiro filme quando a rapariga se torna adolescente. Foi filmada na discoteca onde o meu irmão era DJ residente e misturava: o June. Em Éden – e é a única vez que filmei duas vezes no mesmo cenário – temos novamente uma cena no June. Ninguém reparou porque passaram muitos anos e não filmámos da mesma forma.”

Também de fora do Spotify está To Be in Love (Maw'99 Mix) de Masters At Work & India e Brotha (DJ Spen & Karizma Remix) de Angie Stone. Esta última, uma música que a realizadora redescobriu quando procurava a banda sonora do filme. “Fiquei muito comovida pela letra. Trata-se de uma declaração de amor de uma irmã ao seu irmão – poucas pessoas terão reparado. Usei-a quando a personagem de Paul não está bem, quando está mesmo frágil”, diz. “Fico sempre comovida quando oiço esta música no filme porque é sobre sentimentos que eu própria sinto quando vejo a cena.”

Os Daft Punk aparecem duas vezes na lista da realizadora mas só a escolha do Veridis Quo é justificado: “Considero esta música, juntamente com The Whistle Song de Frankie Knuckles, como a música do filme. Tem algo de muito cativante, de muito potente e ao mesmo tempo tem uma bela melodia que me toca muito”.

Mia Hansen-Løve justifica ainda a escolha de outros dois temas: Photomaton (música produzida por Félix de Givry, o actor principal do filme) e 99 (que não pôde usar na banda sosnora do filme uma vez que Cassius, como muito artistas do French Touch, usava muitos samples, sem ter todos os direitos associados na altura).

Sugerir correcção
Comentar