Bayern Munique falha acesso à primeira final de Berlim

Campeão alemão, desastrado da marca de penálti, foi eliminado pelo Borussia Dortmund nas meias-finais da Taça.

Foto
Lahm escorrega no momento de bater a primeira grande penalidade Kai Pfaffenbach/Reuters

Três dias depois da confirmação do título na Bundesliga e uma semana depois da passagem às meias-finais da Liga dos Campeões, o Bayern Munique desceu à terra. Na reedição de um dos braços-de-ferro mais empolgantes dos últimos anos, os bávaros caíram aos pés do Borussia Dortmund nas meias-finais e estão fora da Taça de Alemanha. Graças a um recital de grandes penalidades dos mais dissonantes da história do clube, fica pelo caminho a hipótese de dobrar a presença no Estádio Olímpico de Berlim neste final de temporada.

Numa Allianz Arena mais uma vez a rebentar pelas costuras, o Bayern começou melhor e chegou ao golo num lance de insistência de Robert Lewandowski. O polaco, durante anos um ídolo para os adeptos do Dortmund, picou a bola por cima de Langerak (que rendeu Weidenfeller na baliza), viu-a bater no poste, recolheu-a e reenviou-a com subtileza para dentro da baliza.

A resposta do Borussia surgiria essencialmente na segunda parte. Já depois de Pep Guardiola ter reclamado grande penalidade por mão de Schmelzer na bola, uma grande jogada colectiva dos visitantes acabou com o desvio de Aubameyang ao segundo poste. Neuer ainda sacudiu a bola com a mão, mas já tinha cruzado a linha de baliza e o empate estava confirmado, aos 75’ (1-1).

Por esta altura, Arjen Robben — a grande baixa por lesão do Bayern nas últimas semanas — já estava em campo, lançado na segunda parte, mas seria um regresso efémero, de 16 minutos de duração. Aos 84’, o holandês foi forçado a abandonar o relvado com queixas musculares, protagonizando a primeira substituição infeliz da noite. A segunda aconteceu no banco contrário, quando Jurgen Klopp lançou Kevin Kampl, aos 83’. O jogo, muito equilibrado, resvalou para o prolongamento e o médio esloveno foi expulso, com duplo amarelo, aos 108’ (tinha visto o primeiro aos 90’).

O Borussia resistiu com 10 jogadores, defendeu-se como pôde e conseguiu levar a eliminatória para as grandes penalidades. Era o terceiro jogo consecutivo da presente edição da Taça da Alemanha decidido nos penáltis. O último valera o apuramento ao Bayern Munique, às custas do Bayer Leverkusen, mas nesta terça-feira a noite era de desacerto total. Lahm escorregou no primeiro remate e atirou por cima, Xabi Alonso seguiu-lhe as pisadas, Götze permitiu a defesa de Langerak e Neuer — sim, Neuer — acertou na trave. Nem um golo para os bávaros, que viram Gundogan e Kehl cumprirem os mínimos do outro lado (0-2).

Com este triunfo, o Borussia é o primeiro finalista da prova, cuja final, a 30 de Maio, se disputará no Olímpico de Berlim, o mesmo palco da final deste ano da Liga dos Campeões, a 6 de Junho. O adversário dos “aurinegros” sairá na noite de quarta-feira do embate entre Arminia Bielefeld e Wolfsburgo.

Sugerir correcção
Comentar