Uma modelo de biquíni, um fundo amarelo e a pergunta: “Are you beach body ready?” (“O teu corpo de praia está pronto?”). A publicidade a uma proteína que promete fazer perder peso apareceu no metro de Londres recentemente e gerou uma onda de contestação. Outdoors pintados, post-it colados, fotografias de mulheres de biquíni em frente aos cartazes e uma petição que pede a retirada da publicidade e já conta com 45 mil assinaturas.
Os criadores da petição acusam a marca Protein World de tentar "chegar a indivíduos, com o objectivo de os fazer sentir fisicamente inferiores face a uma imagem irrealista de um corpo de uma modelo bronzeada, para com isso vender mais”.
“Talvez nem toda a gente tenha como prioridade ter um ‘corpo de praia’ (a propósito, o que é que isso significa?), e fazer com que alguém se sinta culpado por não dar prioridade a isso, questionando as suas escolhas, é ir longe demais”, lê-se no texto da petição. Para os subscritores, é a Protein World quem está a confundir prioridades: “A pergunta que gostaria de colocar a quem deu luz verde à publicação deste anúncio é: o que é um corpo de praia pronto? E como é que um corpo não estaria pronto para a praia?”
A indignação levou à criação de uma página no Facebook, um Tumblr e à hashtag #eachbodysready.
A empresa Protein World, citada pela Mashable, já fez saber que “não tem qualquer intenção de retirar a publicidade por causa de uma minoria que está a fazer muito barulho”.
Nas redes sociais, a empresa está a ser alvo de duras críticas e acusada de promover sexismo. As "bloggers" Fiona Longmuir e Tara Costello posaram de biquíni em frente a um cartaz no metro de Londres e "twittaram" a imagem (à esquerda), com uma frase: “How to get a beach body: take your body to the beach” (“como ter um corpo de praia: levar o corpo para a praia”). Para o dia 2 de Maio já agendaram um evento que quer juntar no Hyde Park, em Londres, homens e mulheres com todo o tipo de corpos e fazer uma fotografia.