O novo Joker vem com bling

As primeiras imagens de Jared Leto como Joker apareceram no dia do 75.º aniversário da personagem e a mais de um ano da estreia do filme.

Foto
Fotografia foi divulgada no dia do 75.º aniversário do Joker DR

Estão lá o cabelo verde e o sorriso de lábios vermelhos – os elementos clássicos de identificação do Joker. Mas, desta vez, há mais: há os grills prateados sobre os dentes e, sobretudo, há as tatuagens. Por exemplo, aquela sobre a testa em que se lê “damaged”.

Damaged” diz-se de qualquer coisa danificada – estamos, pois, no domínio da tautologia: depois da introversão e do lento desfazer do Cavaleiro das Trevas de Heath Ledger, o Joker de Jared Leto para Suicide Squad, o filme de David Ayer, parece apostado em gritar alto e bom som a dimensão da sua psicopatia.

Explosão, em vez de implosão – eis agora um imaginário mais histriónico e pop, confortavelmente instalado nos códigos (veja-se também bling) da cultura urbana contemporânea (estranhamente, com qualquer coisa de Guy Pearce em Memento – um filme, precisamente, de… Christopher Nolan, cineasta atrás da câmara para o Joker de Ledger).

Mas será que vai agradar? É cedo para saber, apenas um dia depois de terem aparecido as primeiras imagens – data não casuística: no 75º aniversário da personagem – e a mais de um ano da estreia no filme em que o novo Joker será coadjuvante.

Com estreia marcada para 5 de Agosto de 2016 nos Estados Unidos, como é já sabido, o novo regresso cinematográfico da nemesis de Batman na saga homónima da DC Comics dar-se-á, desta vez, num papel secundário: à margem do Suicide Squad – a Task Force X de vilões ao serviço do Governo norte-americano criada em 1987 por John Ostrander. 

Com Viola Davis, Will Smith, Joel Kinnaman, Margot Robie e Cara Delevingne, entre outros, está ainda por esclarecer se, de facto, terá também Ben Affleck como Batman a aparecer algures ao longo da narrativa (perto do fim do filme, diz-se). Outra história por confirmar: se este é um teste para um posterior lançamento com o mesmo Joker já como protagonista.   <_o3a_p>