Sofia vai estar com Merkel e gostava de lhe falar da difícil emancipação dos jovens

A mais jovem autarca do país, eleita em Santa Maria da Feira, estará na Cimeira da Juventude J7, em Berlim.

Foto

Sofia Pais tem 16 anos, é estudante de Economia na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, foi eleita a mais jovem presidente de câmara do país no projecto Jovem Autarca, e agora representará Portugal na Cimeira da Juventude J7 – Summit, que antecede as reuniões do G7, e que terá lugar em Berlim de 6 a 14 de Maio. A Unicef seleccionou-a e Sofia vai encontrar-se com jovens da Finlândia, Grécia, Irlanda, Polónia e Eslovénia para partilhar ideias, propostas, e trocar experiências. No programa, está um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel e as expectativas estão ao rubro.

Sofia ainda está a digerir a sua presença na Alemanha, a estudar o processo, e durante esta semana até já falou, via Skype, com jovens que encontrará na cimeira para um primeiro contacto. Há, no entanto, um assunto que lhe anda na cabeça e que gostaria de abordar com Merkel. Um tema que diz respeito à sua geração e às suas preocupações em relação ao futuro. “Gostava de falar sobre a emancipação e independência dos jovens, já que cada vez mais tarde se tornam independentes, cada vez mais tarde deixam a casa dos pais, e cada vez mais tarde fazem o seu projecto de vida”, adianta ao PÚBLICO. Se houver disponibilidade, não deixará escapar a oportunidade para colocar na agenda uma matéria que, aliás, anda na ordem do dia. O ambiente é outro tema que lhe anda debaixo de olho e que pensa levar até Berlim. “É uma questão importante e temos mesmo de fazer alguma coisa, é urgente adoptar algumas medidas”, sublinha.

Para o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa, é um orgulho ter a sua “homóloga” em Berlim e sente que a experiência do Jovem Autarca está a ter visibilidade. “Sem dúvida que este projecto deu a possibilidade à Sofia de mostrar as suas competências comunicacionais, mas também a sua sensibilidade para as questões da juventude e a vontade de encontrar soluções, para além da experiência política que lhe tem proporcionado, que não é comum na sua idade”, refere. “É um orgulho para nós ser uma jovem de Santa Maria da Feira a seleccionada pela Unicef Portugal para representar o país e os jovens portugueses nessa cimeira”, acrescenta.

No início deste ano, a Câmara da Feira apresentou o projecto Jovem Autarca, pioneiro a nível nacional, para estimular a participação dos mais novos na vida da comunidade e envolvê-los nos processos de decisão. Para isso, programou uma eleição semelhante às legislativas ou autárquicas. O vencedor ganharia um ano de mandato e pelo menos 10 mil de orçamento municipal para definir prioridades e investir em projectos. As inscrições abriram e 21 jovens, dos 13 aos 17 anos, concorreram ao lugar. Os candidatos a autarcas fizeram campanha, divulgaram material de propaganda, participaram em debates, e foram a votos em nove escolas do concelho feirense. Sofia Pais venceu as eleições com 424 votos, tomou posse numa sessão da assembleia municipal, e foi recebida no salão nobre do edifício camarário. E já está a trabalhar. A jovem autarca quer premiar a excelência dos melhores alunos, ajudar quem tem tem dificuldades financeiras para estudar e criar programas de voluntariado durante as férias para concretizar alguns projectos de cariz social. E quer ainda esticar o orçamento de 10 mil euros com a ajuda de patrocínios de empresas. Sofia promete mais novidades para Junho.

Este sábado, Sofia Pais intervirá nas comemorações do 25 de Abril do município da Feira. Antes dos discursos da praxe dos representantes dos partidos políticos, com assento na assembleia municipal, a jovem autarca usará da palavra para falar do que pensa das conquistas de Abril. Sofia Pais e Pedro Pintado, de nove anos, presidente da Assembleia de Crianças de Santa Maria da Feira, são os mais novos intervenientes nesta celebração da Revolução dos Cravos que acontece no salão nobre da câmara local, pelas 10h30.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários