Parlamento da Madeira assinala 25 de Abril com todo o Governo Regional

Ao fim de 10 anos, partidos voltam a poder usar da palavra nas comemorações oficiais na região.

Foto
Na Madeira, o PSD senta-se à esquerda no hemiciclo, de frente para a TV. A oposição fica de costas Rui Gaudêncio

O Governo Regional da Madeira vai marcar presença com todos os seus elementos na sessão solene comemorativa do 25 de Abril, na Assembleia Legislativa, na manhã de sábado, informou fonte do gabinete de Miguel Albuquerque.

 A Assembleia Legislativa da Madeira assinala os 41 anos da revolução com uma sessão solene, agendada para as 10h00, na qual vão usar da palavra representantes todos os partidos com assento naquele órgão - ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que só o presidente da assembleia regional e um convidado puderam intervenções.

Entre 2006 e 2014 nem sequer existiram comemorações do 25 de Abril na assembleia regional, e mesmo antes estas comemorações foram intermitentes. Mesmo quando existiram, em vez dos simbólicos cravos vermelhos eram usadas flores amarelas e azuis, mandadas pintar para a ocasião. De resto, a data foi quase ignorada durante muitos anos pela maioria do PSD liderado por Alberto João Jardim, com o argumento de que esta comemoração deveria acontecer na Assembleia da República, optando por assinalar o 25 de Novembro.

Este ano, já com uma nova liderança do PSD e do governo regional, a conferência de líderes decidiu ampliar o tempo de intervenção concedido a todos os partidos, cabendo ao PSD 30 minutos, ao CDS-PP 15 minutos, ao JPP e ao PS 12 minutos cada, aos grupos parlamentares do PCP/PEV e BE oito minutos cada, enquanto os deputados únicos do PND e do PTP podem falar durante cinco minutos.

Além desta celebração oficial do aniversário do 25 de Abril no parlamento madeirense, outras iniciativas foram organizadas por diversas entidades para marcar a efeméride na região. A Câmara do Funchal decidiu oferecer à população um espetáculo com o fadista Camané, que terá lugar no Largo do Colégio.

O município do Funchal também, pelo segundo ano consecutivo, assinala a data com uma sessão solene que classifica de "pluralista", dando voz a todos os partidos representados na Assembleia Municipal, numa ação que tem como convidado de honra Luís Alves de Fraga, um dos capitães de Abril, e na qual intervêm ainda os presidentes da Assembleia e da Câmara, Rodrigo Trancoso e Paulo Cafôfo, respectivamente.

Por seu turno, a CDU/Madeira, que promove o seu tradicional um comício-festa junto à sua sede no Funchal, tem previstas intervenções políticas para as 12h30.

Em Machico, na zona Este da ilha, numa organização conjunta da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e do grupo 'Cidadãos por Machico, Terra de Abril', decorre um programa comemorativo intitulado "Pela Liberdade", com iniciativas que começam com o acender de um letreiro luminoso na zona da baía da cidade alusivo à data.

As bandeiras vão ser hasteadas nos Paços do Concelho, estando prevista também a exposição 'Muitas Questões? Algumas Respostas...', no largo do município, uma mostra sobre os "Automóveis da Revolução", na praça do Fórum de Machico, e um espetáculo.

Programada está, ainda, a Corrida da Liberdade, uma prova organizada pela Associação de Atletismo da Madeira, com partida em frente à Câmara de Machico e meta junto ao município vizinho de Santa Cruz.

A Madeira também estará representada nas comemorações oficiais do 25 de Abril na Assembleia da República pelo representante da República, Ireneu Barreto, e pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa da região, Miguel de Sousa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários