Investigadores transformam unha do polegar num trackpad em miniatura

Fotogaleria
MIT Media Lab
Fotogaleria
MIT Media Lab
Fotogaleria
MIT Media Lab
Fotogaleria
MIT Media Lab
Fotogaleria
MIT Media Lab

Uma equipa de investigadores da universidade norte-americana MIT (Massachusetts Institute of Technology) criaram um trackpad em miniatura para ser aplicado sobre a unha do polegar e utilizado para operar aparelhos móveis ou aumentar o interface de outros dispositivos, através de Bluetooth.

Imagine-se que se está a cozinhar e toca o telemóvel ou se pretende ver os passos seguintes de uma receita num tablet. As mãos estão ocupadas ou sujas e habitualmente é necessário largar tudo, limpar as mãos e só depois atender a chamada ou fazer scroll na página.

Uma equipa de investigadores do MIT Media Laboratory desenvolveu um pequeno dispositivo móvel a que chamaram NailO e que tem como objectivo facilitar a interacção com smartphones, tablets ou computadores pessoais, sem ser necessário ter um contacto com o aparelho.

A ideia de criar uma unha tecnológica surgiu com os autocolantes e unhas falsas usadas em manicure. No caso da NailO, os investigadores tentaram desenvolver um produto que tivesse um cuidado estético, criando películas coloridas ou com padrões para cobrir a superfície do protótipo. Mas o design é apenas um complemento à tecnologia, neste caso em versão miniatura.  

O protótipo actual é composto por pequenos sensores, uma bateria e três chips – um para o controlo, outro para a ligação por Bluetooth e um terceiro para o sensor capacitivo. Tudo encaixa num pequeno aparelho literalmente do tamanho de uma unha de polegar, através do qual o utilizador pode realizar operações pelo movimento do dedo ou da mão ou passando com o indicador na unha falsa.

Cindy Hsin-Liu Kao, uma das investigadoras do projecto, explica que a NailO é “muito discreta” e “pouco intrusiva”. “Quando a uso, torna-se uma parte do meu corpo”, conclui.

Sugerir correcção
Comentar